Com o intuito de avaliar o nível de alfabetização das crianças nas escolas públicas, após um ano de escolaridade, foi aplicada nesta sexta-feira (06/06), em 67 escolas do município, a Provinha Brasil, que avalia 3.415 alunos entre 7 e 8 anos que estão no 2º ano de escolarização. Do total de crianças que fizeram à avaliação, 2.139 realizaram no turno matutino e 1.276 no vespertino.
De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), a aplicação das provas foi tranqüila e teve uma ótima aceitação. As provas foram aplicadas no primeiro momento de cada turno, às 8h30 no matutino, e às 13h30 no vespertino.
Os exames são compostos por 27 questões, sendo 24 de múltipla escolha e três abertas. Todos os quesitos são voltados para assuntos de alfabetização e letramento.
Nas questões abertas os alunos deverão observar figuras e escrever o nome delas e também montar frases. A prova obedece quatro eixos de avaliação: apropriação do sistema da escrita, leitura, escrita e valorização da cultura escrita.
A primeira etapa é para diagnosticar possíveis distorções no processo de aprendizagem inicial da criança.
O resultado da primeira fase está previsto para o final de julho. Em seguida, os professores definem as intervenções necessárias para corrigir insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. Depois, será realizada a segunda etapa como forma de avaliar se as intervenções surtiram efeito. A pretensão é fazer com que as crianças saiam da escola realmente alfabetizadas.