Provinha Brasil avalia 3.415 alunos de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 06/06/2008 01:06:06

Com o intuito de avaliar o nível de alfabetização das crianças nas escolas públicas, após um ano de escolaridade, foi aplicada nesta sexta-feira (06/06), em 67 escolas do município, a Provinha Brasil, que avalia 3.415 alunos entre 7 e 8 anos que estão no 2º ano de escolarização. Do total de crianças que fizeram à avaliação, 2.139 realizaram no turno matutino e 1.276 no vespertino.

De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), a aplicação das provas foi tranqüila e teve uma ótima aceitação. As provas foram aplicadas no primeiro momento de cada turno, às 8h30 no matutino, e às 13h30 no vespertino.

Os exames são compostos por 27 questões, sendo 24 de múltipla escolha e três abertas. Todos os quesitos são voltados para assuntos de alfabetização e letramento.

Nas questões abertas os alunos deverão observar figuras e escrever o nome delas e também montar frases. A prova obedece quatro eixos de avaliação: apropriação do sistema da escrita, leitura, escrita e valorização da cultura escrita.

A primeira etapa é para diagnosticar possíveis distorções no processo de aprendizagem inicial da criança.

O resultado da primeira fase está previsto para o final de julho. Em seguida, os professores definem as intervenções necessárias para corrigir insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. Depois, será realizada a segunda etapa como forma de avaliar se as intervenções surtiram efeito. A pretensão é fazer com que as crianças saiam da escola realmente alfabetizadas.

Foto:

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.