A partir de dezembro, a Secretaria da Educação (Seduc) implanta a Rede Metropolitana Escolar (RME), um serviço de internet provido pela Prefeitura para todas as unidades de ensino.
Inicialmente a RME será instalada nas escolas da sede do Município e, a partir de janeiro, vai ser expandida para as escolas da orla e zona rural.
De acordo com o coordenador de informática da Seduc, Jean Miranda, os alunos da rede municipal já têm acesso a internet e agora as unidades de ensino vão dispor de mais benefícios com a interligação das unidades administrativas, acesso a internet de banda larga, e-mail, vídeos educacionais e VoIP (facilitador dos contatos telefônicos entre a Seduc e estabelecimentos, sem custos).
Através do RME também vai ser possível realizar aulas, vídeos conferências e disponibilizar conteúdo educacional e serviços à comunidade, beneficiando inclusive, os professores.
INTERNET NAS ESCOLAS
Hoje, das 90 unidades escolares, 66 possuem acesso à internet, sendo 39 da sede e 27 entre orla e zona rural abrangendo, aproximadamente, 55 mil alunos. A democratização da informação através da rede mundial de computadores faz parte do programa pedagógico do Município.
De acordo com a Seduc, desde o final de 2006 foram implantados laboratórios de informática em 75 escolas, 47 na sede e 28 na orla. A iniciativa tem a finalidade de promover a inclusão digital, melhorando as condições de vida dos estudantes.
Para alavancar a qualidade de ensino, a Prefeitura vai continuar investindo na melhoria da infra-estrutura, assim como na valorização e capacitação do professor que tem uma nova proposta pedagógica, centrada em sete eixos temáticos: informática, educação inclusiva, esporte, educação ambiental, arte-educação, ciências experimentais e robótica.

A internet facilita o aprendizado e melhora a qualidade do ensino -