Provas verificam a qualidade do ensino

Iwwa Agência
Publicado 13/06/2010 10:06:00

 As provas do Siaque (Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino) mobilizaram 17 mil alunos do fundamental 1 e 2 (4ª a 8ª série), de 65 escolas de Camaçari.

O projeto, desenvolvido pela Prefeitura do Município, tem como principal proposta fazer um diagnóstico da educação e identificar falhas no processo de aprendizagem dos estudantes.

Para os 583 alunos da Escola Cleusa Maria de Carvalho Moreira, no bairro Camaçari de Dentro, sábado (12/06) foi dia de testar conhecimentos.

O aluno da 7ª série, Wilson Specht, 13 anos, diz estar bem preparado para a prova. “Estou muito tranqüilo. O Siaque é uma excelente forma de avaliar se estamos realmente aprendendo”.

Segundo a diretora da unidade, Berenice Santana dos Santos, “o sistema possibilita ainda analisar se o trabalho desenvolvido pelos professores é eficiente”.

Os cartões de respostas, novidade adotada esse ano, não representou um problema para os estudantes, instruídos sobre o preenchimento correto minutos antes da prova.

Os documentos são similares aos utilizados em concursos públicos e vestibulares e permitem a correção informatizada das provas. Além disso, dão maior celeridade na obtenção dos resultados, previstos para serem divulgados nos próximos oito dias, no site oficial da Prefeitura de Camaçari, no endereço www.camacari.ba.gov.br.

O resultado também estará disponível na página da Secretaria da Educação (Seduc), através do www.seduc.camacari.ba.gov.br.

AVALIAÇÃO

Para os estudantes da 4ª série, as provas são compostas por 15 questões de português e 15 de matemática, e para os alunos de 5ª a 8ª, são 26 perguntas de cada matéria.

As avaliações, aplicadas por professores do Município, serão realizadas nos dois turnos, respeitando o horário normal de aula do aluno.

O Siaque foi desenvolvido pela Seduc e realizado pela primeira vez no segundo semestre de 2008, em 11 escolas do Município.

Em 2009, as provas foram aplicadas em todas as unidades de ensino de Camaçari. Para 2010, a expectativa é de que, com a correção informatizada, a avaliação seja aplicada novamente em novembro, quando será possível avaliar os alunos após algumas correções pedagógicas feitas com base no resultado das primeiras avaliações.

Foto: Adeilson Carvalho

As avaliações aconteceram em 65 escolas -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.