Provas do Siaque são adiadas para o dia 17 de abril

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2010 03:04:42

A Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari resolveu adiar as provas do Siaque (Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino) para o dia 17 de abril. As avaliações, que seriam realizadas neste sábado (10/04), foram adiadas devido as fortes chuvas que caem no Município desde a madrugada de quinta-feira (08/04). A dificuldade de locomoção dos alunos, principalmente os que moram na zona rural, foi um dos fatores determinantes para o adiamento dos exames.

Este ano, os gabaritos das provas do Siaque serão corrigidos através de um processo informatizado. Mais de 16 mil alunos da 4ª a 8ª série farão a prova em 66 escolas da rede municipal, na sede e orla, nos turnos matutino e vespertino.

Os estudantes da 4ª série vão responder a 15 questões de Português e 15 de Matemática e os alunos de 5ª à 8ª série, respondem a 26 perguntas de cada uma das matérias. Após responder às questões, os alunos terão que marcar a questão escolhida em um cartão de respostas, similar aos utilizados em concursos, vestibulares e na Prova Brasil.

A previsão é de que o resultado da avaliação seja divulgado no prazo de cinco dias, após a realização das provas. O resultado será publicado no site oficial da Prefeitura de Camaçari (www.camacari.ba.com.br) e da Seduc (www.seduc.camacari.ba.gov.br).

De acordo com o assessor de Tecnologia da informação da Seduc Jean Miranda, “a iniciativa demonstra que Camaçari tem avançado e evoluído com relação à informática, que cumpre sua função fornecendo ferramentas auxiliadoras na coleta de resultados positivos”.

A finalidade do Siaque é avaliar o ensino, além de identificar os problemas e carências das escolas e fornecer os índices para mensurar o sistema educacional, a partir de matrizes de referência, a exemplo de competência e habilidades desenvolvidas durante o ano letivo.

Segundo o coordenador Siaque, Fernando Eliel Lima, o sistema de avaliação é um produto em desenvolvimento e, a cada ano, são ampliadas novas ações do ponto de vista quantitativo e qualitativo, além disso, a cada edição são identificados, junto à coordenação pedagógica, os problemas estruturais para possíveis soluções. “O resultado é positivo, porque o Siaque tem boa aceitação entre os alunos e o comparecimento é satisfatório”.

A segunda etapa do Siaque acontece em novembro deste ano. O resultado vai oferecer um diagnóstico do ensino e, a partir daí, indicar as ações que devem ser feitas em busca da constante melhoria. O Siaque foi desenvolvido em 2008 pela Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari.

Slideshow | 2 fotos

Provas do Siaque são adiadas para o dia 17 de abril

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.