Provas do Siaque são adiadas para o dia 17 de abril

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2010 03:04:42

A Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari resolveu adiar as provas do Siaque (Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino) para o dia 17 de abril. As avaliações, que seriam realizadas neste sábado (10/04), foram adiadas devido as fortes chuvas que caem no Município desde a madrugada de quinta-feira (08/04). A dificuldade de locomoção dos alunos, principalmente os que moram na zona rural, foi um dos fatores determinantes para o adiamento dos exames.

Este ano, os gabaritos das provas do Siaque serão corrigidos através de um processo informatizado. Mais de 16 mil alunos da 4ª a 8ª série farão a prova em 66 escolas da rede municipal, na sede e orla, nos turnos matutino e vespertino.

Os estudantes da 4ª série vão responder a 15 questões de Português e 15 de Matemática e os alunos de 5ª à 8ª série, respondem a 26 perguntas de cada uma das matérias. Após responder às questões, os alunos terão que marcar a questão escolhida em um cartão de respostas, similar aos utilizados em concursos, vestibulares e na Prova Brasil.

A previsão é de que o resultado da avaliação seja divulgado no prazo de cinco dias, após a realização das provas. O resultado será publicado no site oficial da Prefeitura de Camaçari (www.camacari.ba.com.br) e da Seduc (www.seduc.camacari.ba.gov.br).

De acordo com o assessor de Tecnologia da informação da Seduc Jean Miranda, “a iniciativa demonstra que Camaçari tem avançado e evoluído com relação à informática, que cumpre sua função fornecendo ferramentas auxiliadoras na coleta de resultados positivos”.

A finalidade do Siaque é avaliar o ensino, além de identificar os problemas e carências das escolas e fornecer os índices para mensurar o sistema educacional, a partir de matrizes de referência, a exemplo de competência e habilidades desenvolvidas durante o ano letivo.

Segundo o coordenador Siaque, Fernando Eliel Lima, o sistema de avaliação é um produto em desenvolvimento e, a cada ano, são ampliadas novas ações do ponto de vista quantitativo e qualitativo, além disso, a cada edição são identificados, junto à coordenação pedagógica, os problemas estruturais para possíveis soluções. “O resultado é positivo, porque o Siaque tem boa aceitação entre os alunos e o comparecimento é satisfatório”.

A segunda etapa do Siaque acontece em novembro deste ano. O resultado vai oferecer um diagnóstico do ensino e, a partir daí, indicar as ações que devem ser feitas em busca da constante melhoria. O Siaque foi desenvolvido em 2008 pela Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari.

Slideshow | 2 fotos

Provas do Siaque são adiadas para o dia 17 de abril

Mais Notícias

Secretário de Saúde se reúne com comunidade rural da Costa de Camaçari

Secretário de Saúde se reúne com comunidade rural da Costa de Camaçari

Caixa promove capacitação para servidores sobre PPPs e concessões

Caixa promove capacitação para servidores sobre PPPs e concessões

Camaçari e o potencial de desenvolvimento – a história de Danilo Pedreira

Camaçari e o potencial de desenvolvimento – a história de Danilo Pe...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us