Camaçari se prepara para a primeira etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que acontece nesta quarta-feira (17/08). As provas, que incluem 20 questões objetivas, são destinadas aos alunos do Ensino Fundamental 2 das escolas públicas municipais.
As avaliações da Obmep serão aplicadas pelo professor da unidade de ensino no horário da aula e disponibilizadas para os estudantes do turno matutino e vespertino. Segundo o coordenador do Sistema de Avaliação da Qualidade de Ensino do Município (Siaque), Fernando Eliel, 5% dos discentes com a melhor nota se classificam para a segunda etapa da Olimpíada, prevista para o dia 5 de novembro, às 14h30.
As avaliações da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um pouco menor, possui questões discursivas e com maior grau de dificuldade. A previsão é de que o resultado final das avaliações seja divulgado no primeiro trimestre de 2012.
“A disciplina de Matemática sempre foi vista pelos alunos como difícil e chata. A proposta da Obmep é desmistificar essa idéia, incentivar o estudo da disciplina entre alunos e professores e estimular a descoberta de novos talentos na área”, disse Fernando Eliel, que também leciona Matemática na rede municipal de Camaçari.
Os 300 primeiros colocados de todo o Brasil recebem medalha de ouro. A prata é destinada aos 900 estudantes que, depois dos campeões, conseguirem a maior pontuação. O terceiro lugar contempla outros três mil discentes com a melhor pontuação, subseqüente aos vice-campeões, com a entrega da medalha de bronze.
A Opmep é um projeto do governo federal e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Este é o sétimo ano da Olimpíada em Camaçari -