Prova Brasil avalia estudantes da rede municipal

Iwwa Agência
Publicado 23/11/2009 04:11:06

Alunos das escolas municipais da sede, orla, e da zona rural de Camaçari, participara nesta segunda-feira (23/11) de mais uma edição da Prova Brasil.

O teste avalia o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries. Com os resultados do exame é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país.

Cada disciplina possui 25 questões. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O resultado fornece as médias de desempenho do país e permite às escolas trocarem experiências sobre práticas pedagógicas.

Na escola São Tomaz de Cantuária, no Centro, as provas foram aplicadas pelo professor Valdenor Nascimento, da Secretaria Estadual de Educação. Na opinião dele, a iniciativa é muito importante pois consegue captar como anda o aprendizado dos estudantes e definir no que eles precisam melhorar. “Os alunos me surpreenderam entregando a prova com 15 minutos de antecedência, demonstrando que estão com o assunto em dia”.

A estudante Talma Loyane de Barros Moraes, de 13 anos considerou o exame fácil e se surpreendeu com as questões porque achava que encontraria dificuldade. A amiga Shamir Cássia de Souza concordou e acrescentou que os módulos foram fáceis de responder, porque caíram temas abordados diariamente em sala de aula.

Outra escola onde acontece a avaliação é a Angeolina Teixeira de Souza, no Inocop, Segundo a diretora, Fátima Lima, a expectativa é a melhor possível, e a finalidade é conseguir atingir o índice 5 no Ideb. “Em 2007, conseguimos 4.3”.

Na opinião dela, “os professores e alunos foram devidamente preparados com cursos de capacitação, simulados e material didático disponível, através da Prefeitura, que vem investindo muito na educação”.

Foto: Nelinho Oliveira

Provas foram aplicadas em todas as escolas da sede e orla -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.