Prova Brasil avalia alunos do Município

Iwwa Agência
Publicado 07/11/2011 12:11:10

Alunos do 5º ano (4ª série) e do 9º ano (8ª série) da rede municipal de ensino de Camaçari participam da Prova Brasil, que começou nesta segunda-feira (07/11) e segue até sexta (11/11). A iniciativa tem o objetivo de avaliar a situação do sistema educacional do país. A aplicação da prova acontece no horário da aula.

Os estudantes irão responder 52 questões das disciplinas de português e matemática, dividas em quatro blocos. A aplicação das avaliações é feita por uma equipe específica da Prova Brasil. Ao término das provas, o aplicador responde um questionário sobre o colégio, com questões de infraestrutura, acessibilidade, recursos pedagógicos e humanos.

A escola participante da Prova Brasil recebe um boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas. Além disso, os boletins de cada colégio são disponibilizados no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para consulta. A data prevista para a divulgação dos resultados é a partir de julho de 2012.   

Conhecida como Prova Brasil, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) é realizada pelo INEP e é um dos instrumentos que avaliam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Brasil.

A outra ferramenta que colabora para a avaliação do IDEB é o fluxo escolar, que é a taxa de evasão, repetência e aprovação discente na unidade de ensino. São utilizados os valores de 0 a 1 para o fluxo escolar e de 0 a 10 para a Prova Brasil.

De acordo com a Seduc (Secretaria da Educação) de Camaçari, a meta nacional é alcançar a média 6 no IDEB até o ano de 2022.

Foto: Agnaldo Silva

A Prova Brasil verifica a qualidade do ensino -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.