Prova Brasil acontece de 23 a 27 de novembro

Iwwa Agência
Publicado 28/10/2009 03:10:24

Alunos do ensino fundamental (4ª e 8ª séries) matriculados nas escolas públicas da sede, orla e zona rural de Camaçari participam de mais uma edição da Prova Brasil. As avaliações estão previstas para o período de 23 a 27 de novembro, no horário das aulas.

A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa, com foco na leitura, e Matemática, voltada para a resolução de problemas. Cada disciplina possui 25 questões. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O resultado fornece as médias de desempenho do país e permite às escolas trocarem experiências sobre práticas pedagógicas. Além disso, secretários da educação podem, a partir do andamento das unidades de ensino, elaborar políticas de reforço à aprendizagem.

“Depois dos resultados de 2007, quando foi realizada a primeira edição da Prova Brasil no Município, a Secretaria da Educação fez reuniões com os gestores apresentando os índices de cada escola. A proposta, a partir daí, é aprimorar as práticas em gestão da educação”, informa a coordenadora pedagógica Carmem Lúcia Santos.

Ela informa ainda que a Seduc já está fazendo simulado com os alunos e capacitando os docentes. No dia 5 de novembro, os aplicadores das avaliações (equipe escolhida pela Prefeitura de acordo com critérios do Ministério da Educação) passam por um curso de qualificação.

ÍNDICES
A Prova Brasil é realizada a cada dois anos. Em 2007, o resultado do Ideb de Camaçari foi de 2,9 para anos iniciais (4ª série) e 2,6 anos finais (8ª série). A meta para este ano, de acordo com a Coordenação Pedagógica, é de 3,1 e 2,5, respectivamente.

“Esses índices são significativos. Têm escolas que em 2007 alcançaram a média exigida para as avaliações de 2017. As que não atingiram a meta, terão a oportunidade de melhorar”, acrescenta Carmem Lúcia.

Foto: Nelinho Oliveira

Teste verifica nível de aprendizagem dos alunos do fundamental -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana esportivo

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana...

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us