Novos profissionais das áreas de auxiliar de cozinha, jardineiro, cuidador de idoso, auxiliar de pessoal e garçom estão prontos para o mercado de trabalho. Nesta terça-feira (11/11), 148 pessoas foram certificadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em cerimônia realizada na Casa do Trabalho.
Além da certificação, foi realizada aula inaugural para 95 alunos dos cursos de agentes de conservação e zeladoria, auxiliar de recursos humanos e jardineiro.
Durante a cerimônia, o prefeito Ademar Delgado ficou contente em participar de momentos como estes, de expectativas de início e de conclusão de um ciclo para pessoas que têm gana por conhecimento e que aproveitam as oportunidades quando elas surgem.
“Dentre outras coisas, cuidamos para estruturar a cidade, mas fazer isso sem ter um olhar especial para as pessoas que aqui moram, não funciona. Por isso, trabalhamos para tornar a atuação deste programa magnífico a melhor possível e atender o maior número de pessoas”, salientou.
As aulas das turmas concluintes foram ministradas pelo Senac (Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial), assim como as que vão iniciar. A parte teórica do curso acontece nas instalações da instituição, localizada no Centro. Enquanto que a prática é realizada na sede da instituição em Camaçari, na Casa do Trabalho.
O destaque positivo do curso de garçom fez com que a jovem Fátima Paraguaçu, de 25 anos, fosse escolhida como oradora e representante dos alunos. A nova garçonete é casada e tem um filho. Segundo ela, hoje começa um novo momento na vida. “Me sinto pronta e preparada para o trabalho. Ainda mais agora que vai começar o verão e a demanda por profissionais nesta área aumenta consideravelmente”, declarou empolgada a moradora da localidade de Parafuso.
A cerimônia contou com as presenças dos secretários da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, e da Fazenda, Camilo Pinto, além do supervisor pedagógico e da pedagoga do Senac, Bruno Rocha e Elaine Bastos, respectivamente.