A seleção dos bolsistas do Protejo, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), será realizada nesta quinta-feira (15/01), a partir das 8h, na Escola Municipal Cosme de Farias, no Phoc 1.
Vão ser contemplados 100 jovens dos Phocs 1, 2 e 3, bairros mapeados pelo governo federal para receber as ações do Pronasci.
Durante a seleção, será realizada entrevista e avaliado questionário com perfil dos candidatos. Os beneficiados são jovens com idade entre 15 e 24 anos, com envolvimento em situação de violência e de vulnerabilidade social e criminal.
Os critérios de participação exigem que os candidatos sejam egressos do sistema de medidas sócio-educativas, estejam em situação de rua ou expostos à violência doméstica ou urbana.
A seleção vai ser feita pela coordenação municipal do Pronasci, Prefeitura e equipes do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da secretaria estadual da Educação que coordena o projeto na Bahia.
O Protejo deve começar a funcionar a partir de março, com oficinas de arte-educação, na primeira etapa, e cursos semiprofissionalizantes, a partir de julho, quando inicia a segunda fase do projeto.
Os jovens terão aulas de música, dança, teatro, cinema, fotografia, informática e atividades esportivas. As oficinas do projeto vão ser ministradas por 35 pessoas, entre coordenadores de área, oficineiros, e auxiliares de campo.
O Protejo presta assistência por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais a jovens expostos à violência doméstica ou urbana. O objetivo é garantir a inclusão social e melhorar a auto-estima dos beneficiados.
Camaçari também será contemplada com ações como Mulheres da Paz, Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc) e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
O Pronasci, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, articula políticas de segurança com ações sociais. É composto por 94 ações, que envolve a União, estados, municípios e sociedade.
Entre os principais eixos do programa, destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, combate à corrupção policial e envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

Seleção acontece nesta quinta-feira, no Cosme de Farias -