A fim de promover a inserção da imprensa nas discussões raciais, as atividades do Novembro Negro foram marcadas por dois eventos na noite de quarta-feira (11/11), no Teatro Alberto Martins, o lançamento da Rede Comunica e a roda de diálogo Comunicação Comunitária e Imprensa na Promoção da Igualdade.
O elo com os veículos de comunicação teve como intuito discutir e buscar promover o protagonismo do negro nas mídias. “A comunidade precisa se ver. Hoje o negro é pouco visto em novelas e propagandas. A imprensa tem papel fundamental para lutar contra essa ideologia racista. Precisamos gerar visibilidade para gerar autoestima”, defendeu o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira.
A associação de profissionais de comunicação de Camaçari, a Rede Comunica, lançada na ocasião, tem como objetivo estreitar a relação entre a imprensa e as comunidades, contribuir para a divulgação de iniciativas sociais, além de cooperar para o combate a violência, com o oferta de atividades para os moradores.
De acordo com a Rede Comunica, divulgar ações positivas dos bairros populares ajuda a tirar o estigma de que nessas localidades só existem ocorrências policiais.
Uma das ações da Rede, a roda de diálogo Comunicação Comunitária e Imprensa na Promoção da Igualdade, reuniu diversos comunicólogos do Município, além de representantes comunitários, e buscou a aproximação destes para divulgações de ações independentes.
Para a empresária Rose Braga, de 32 anos, que representou a Rede Étnica Empreendedora do Burissatuba, ações como esta são importantes para que as comunidades tenham um diálogo aberto com a comunicação. “Esta aproximação contribui para o combate as desigualdades”, enfatizou.
NOVEMBRO NEGRO
Durante esta semana, as atividades do Novembro Negro continuam com apresentações de peças teatrais, roda de diálogo, exposição de filmes, show musical e concurso de beleza. As ações em alusão ao mês da Consciência Negra seguem até o dia 29 de novembro. A programação está disponível no banner no site da Prefeitura.
As atividades são realizadas pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), por meio da COOPIR (Coordenação de Promoção de Políticas de Igualdade Racial), e contam com o apoio dos governos Federal e Estadual, da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e de diversos grupos do Movimento Negro de Camaçari.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Quinta-feira (12/11)
9h30/ 13h30
Peça de teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Local: Centro Educacional Maria Quitéria
13h
Roda de diálogo Projeto Política Para o Povo Negro
Participação do ouvidor da Sepir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Dr. Carlos Alberto
Local: Sindicato dos Metalúrgicos
Sexta-feira (13/11)
8h/13h
Exposição de filmes sobre a temática com professores e alunos
Local: Caic – Centro de Atenção Integral a Criança
9h/ 13h30
Espetáculo teatral Menina Bonita do Laço de Fita
Local: Centro Educacional Maria Quitéria
15h
Espetáculo teatral Afro Buylling
Vado Fernandes Companhia de Teatro
Local: Teatro Alberto Martins
18h
Show Tribo Bossambá
Local: Teatro Alberto Martins
Sábado (14/11)
18h
Concurso Beleza Negra
Local: Teatro Alberto Martins