Com o objetivo de oferecer cada vez mais assistência aos jovens do Município, foi implantado, desde setembro, o ProJovem Programa Nacional de Inclusão dos Jovens), do Governo Federal, que substitui o Agente Jovem.
O ProJovem realiza atividades sócio-educativas com adolescentes de 15 a 17 anos de idade, beneficiados pelo Bolsa-Família e que residem nas áreas cobertas pelos Cras – Casa da Família. Com carga-horária de 12 horas semanais, cada participante recebe bolsa-auxílio de R$ 30,00.
A Prefeitura também realiza dois projetos para assistir socialmente aos jovens do Município. A Casa da Criança e Adolescente de Camaçari e o Jovem Aprendiz são desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas).
Com 755 participantes, a Casa da Criança e do Adolescente oferece atividades educacionais para pessoas de 7 a 17 anos e destina-se a todos que freqüentam a escola regularmente. São oferecidos cursos de balé, bateria, canto e coral, capoeira, corte e costura, carpintaria, serigrafia, dança contemporânea, percussão, violão, inglês e espanhol.
As atividades ocorrem no turno oposto ao do colégio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os estudantes podem freqüentar até dois cursos de uma vez. Duas psicólogas, uma assistente social e uma coordenadora pedagógica oferecem apoio aos integrantes do projeto.
Além das salas de aula, a Casa da Criança e do Adolescente possui cozinha, refeitório, cinco banheiros, sala de gerência, recepção e almoxarifado.
No programa Adolescente Aprendiz, 240 jovens de 16 e 17 anos recebem meio salário mínimo para estagiar na Prefeitura, Defensoria Pública, Fórum e escolas, no turno oposto ao do colégio.
A inscrição para participar do projeto pode ser feita na Seas ou no Cras Casa da Família do bairro se houver.
Os estudantes também participam, duas vezes ao mês, de cursos sócio-educativos com temas relacionados à violência, sexualidade e saúde, e de formação profissional com módulos de vendas, recepção, telefonista, auxiliar administrativo, entre outros. No final deste ano, os jovens beneficiados com o programa receberão certificados dos cursos.

Programas municipais beneficiam centenas de jovens -