A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Camaçari está desenvolvendo projetos de engenharia e vai buscar recursos financeiros para executar o programa de Saneamento e Urbanização em bairros periféricos.
A previsão é de que o projeto receba cerca de R$ 95 milhões em investimentos a serem aplicados em um prazo de dois anos.
A iniciativa faz parte dos programas estruturais de longo prazo da Seinfra, onde estão sendo criados projetos para a captação de recursos externos.
A meta do primeiro pacote é melhorar as condições de habitação dos bairros periféricos. Nestes locais, o crescimento e a ocupação desordenada geram grande impacto em toda a sociedade.
A Prefeitura está empenhada em impedir o surgimento de novas ocupações irregulares no Município e aumentar o controle do uso do solo e da preservação ambiental.
Na seqüência, as áreas passarão por regularização fundiária para serem integradas no cadastro imobiliário urbano. A iniciativa tem objetivo de oferecer uma infraestrutura básica de moradia às pessoas das comunidades, além de incluí-los socialmente.
O programa vai levar melhorias às localidades de Pé de Areias, Malícia, Pau Sul, Quintas de Abrantes, Mutirão do Sucupió, Nova Abrantes, São Jorge, Estiva de Buris, Alto da Boa Vista do Jauá, Fonte da Caixa, São Bento e Cascalheiras de Montegordo e Machadinho.
Também serão beneficiados os moradores do Parque das Mangabas, Jardim Limoeiro, Vila Palmeiras, Vila Remanescente, Nova Vitória, Maria Meire, Gramado do Parque Satélite, Vila dos Ciganos Maria Emília, Jaraguá, Parque Verde, Verdes Horizontes, Maçaranduba de Verdes Horizontes e Parafuso.