Cerca de 500 educadores e 170 educandos participaram dos Anos Iniciais em Movimento, evento realizado na Cidade do Saber na última segunda-feira (14/12), na Cidade do Saber. A iniciativa, cujo objetivo é relatar as experiências exitosas deste ano, faz parte dos projetos Pacto pela Educação e Leitura em Movimento, através do programa de coautoria Ler e Ser.
O momento foi de finalização de um projeto que garante a aprendizagem dos estudantes do 1° ao 5º ano, com colaboração para despertar e consolidar o prazer e o saber da leitura e produção textual, entrelaçado com as competências orais. As apresentações foram de poesia, teatro e música. A orquestra da Escola Municipal Paulo Freire se apresentou na recepção e finalização do evento.
Algumas das atividades desenvolvidas através do Pacto pela Educação foram apresentadas pelos alunos, assim como relatos de experiências de trabalho de dois professores e um coordenador. Este é um projeto de formação dos docentes que aconteceu durante todo o ano, com aplicação das atividades nas escolas junto com os alunos.
O programa Ler e Ser é o âncora dos anos iniciais. A culminância contou com premiações dos melhores trabalhos realizados pelos professores e unidades escolares. Com a frase “Ler e Ser é ler o mundo, é ser humano, é construir aprendizagem, vivenciar o protagonismo da coautoria e a liberdade de ser em sua essência”, a professora Nadjara Felix, da Escola Municipal Sílvio Pereira Franco, ganhou o primeiro lugar do concurso Melhores Frases do Ler e Ser. Outros dois professores também foram premiados.
Todas as escolas apresentaram um banner do trabalho desenvolvido, que demonstrou também a mobilização da comunidade e o envolvimento dos pais. Uma comissão julgou os três melhores. As escolas municipais Clube de Mães, Tancredo Neves e Sucupira foram premiadas com uma impressora multiprofissional colorida.
O secretário de Educação, Márcio Neves, marcou presença no evento.

Apresentação de estudantes no Anos Iniciais em Movimento -