Projetos ajudam no combate à pobreza

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2011 09:11:25

Camaçari contará com 12 projetos que irão promover mais qualidade de vida para 5.768 pessoas e gerar mais 162 novas vagas de emprego. O investimento, no valor de R$ 9,8 milhões, é do Estado e da União.

A notícia foi dada nesta terça-feira (29/11), durante o balanço dos seis meses da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), apresentado pelo titular da pasta, Carlos Silveira, na Câmara Municipal de Camaçari.

A apresentação, muito elogiada pelo Legislativo, teve como foco os 12 projetos. Dois estão em andamento, o Oficina do Futuro e o Unis (Unidade de Inclusão Sócio-Produtiva).

O primeiro, resultado da parceria com a empresa da indústria de máquinas IBM, trata da oferta de curso na área de Tecnologia da Informação (TI). No total, serão disponibilizadas 1 mil vagas para a capacitação. Atualmente, 60 jovens com idade mínima de 16 anos são beneficiados.

O segundo projeto em execução é o Unis, que tem a proposta de oferecer assistência técnica para pequenos empreendedores (vendedores de cachorro-quente, sorvete , pipoca, churrasquinho, dentre outros) dos bairros Phocs 1,2 e 3, Verdes Horizontes e da comunidade de Fonte das Águas, em Arembepe.

A proposta é capacitar e orientar os pequenos empreendedores sobre a liberação de linhas de crédito para a ampliação dos negócios. A identificação dos pequenos comerciantes será feita por agentes de desenvolvimento, em fase de contratação pela Secin, moradores dos próprios bairros. O programa contará com a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banco do Brasil, Caixa, Desenbahia e cooperativas que operam com microcrédito.

A partir de 2012, os outros 10 programas devem ser implantados no Município. De acordo com o secretário Carlos Silveira, todos os projetos ou programas estão ligados ao Programa Municipal de Superação da Extrema Pobreza, o Vida Melhor, do governo do Estado, e o Brasil sem Miséria, do governo federal. Todos estão voltados para pessoas em situação de extrema pobreza (com renda per capita de até R$ 70) e inscritas no CadÚnico.

“Toda conquista da Secin é resultado do trabalho de uma equipe integrada e coesa”, salientou Carlos Silveira, ao finalizar a explanação.

Estiveram presentes no evento o coordenador do Cajuc, advogado Augusto de Paula, o superintendente municipal do Trânsito e Transportes, Anderson Santos, além dos vereadores Elinaldo (DEM), Jorge Curvelo (DEM), Bispo Jair (PRB), Dilson Magalhães (PSC), Alfredo Andrade (PSB), Oto da Farmácia (PSD), João de Araújo (PT), José Marcelino (PT), Paulinho do Som (PT), Margarida Galvão (PT), Carmem (PSD), o presidente da Câmara, José de Elísio (PP), mais o presidente da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento.

Foto: Adeilson Carvalho

Secretário anunciou 12 novos projetos para Camaçari -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.