Alunos da Escola Normal de Camaçari e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) participaram, nesta segunda-feira (05/09), do primeiro dia do projeto Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas. Promovido pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura), o projeto, que segue até sexta-feira (09/09), tem a finalidade de atrair jovens estudantes do Município para as bibliotecas públicas.
Para isso, foi desenvolvido um ciclo de ações lúdicas e recreativas a serem realizadas nas bibliotecas municipais. As atividades desta segunda acontecem na Biblioteca Jorge Amado, localizada na Avenida 28 de Setembro, no Centro, com oficina de capoeira, palestra sobre o Mito da Democracia Racial e visita a sala temática da biblioteca, que possui recortes e fotos sobre a história do Município.
Na sala temática será exibido ainda um filme referente ao Caminho dos Sete Paraísos, que conta um pouco sobre a orla da cidade. O espaço foi criado em homenagem ao aniversário de Camaçari, comemorado no dia 28 de setembro. À tarde, os jovens participam de um workshop sobre Cinema.
O projeto Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas conta ainda com a exposição de 19 telas de Cris Lima, artista plástica camaçariense. “Estou feliz em participar de uma iniciativa que resgata nos jovens o prazer de ir à biblioteca”, declarou.
Segunda-feira (5) foi a primeira vez que Débora Pinheiro, 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Normal de Camaçari, visitou a Biblioteca Jorge Amado. A estudante, que participou da oficina de capoeira, fez elogios ao projeto. “Gostei muito, a partir agora freqüentarei mais vezes as bibliotecas”, disse.
A coordenadora do APAE em Camaçari, Adalgisa Gomes, não perdeu a oportunidade de levar os jovens atendidos pela associação para participarem do projeto. “Além de ganhar novos conhecimentos, as crianças se integram e socializam com outros alunos”, destacou a coordenadora.
A biblioteca, segundo o secretário da Cultra, Vital Vasconcelos, é mais uma ferramenta de aperfeiçoamento dos conhecimentos absorvidos em sala de aula. “O Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas tem a finalidade de mostrar esse conhecimento aos jovens, através das linguagens corporal, visual, entre outras”, explicou.
A Biblioteca Jorge Amado funciona das 8h às 18h e conta com mais de 11 mil títulos no acervo de livros.
PRÓXIMAS AÇÕES
Nesta terça-feira (06/09), as atividades do Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas continuam das 9h às 17h, na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, em Vila de Abrantes. Estão programadas contação de histórias, atividades musicais e apresentação de teatro de bonecos.
A mesma programação está prevista para as Bibliotecas de Barra do Pojuca e Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, na Praça Abrantes, na sede, na quinta (08/09) e na sexta-feira (09/09), às 9h, respectivamente.
Além do Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas, terá início, na Biblioteca Monteiro Lobato, o projeto Soletrando. A proposta é estimular a escrita e a oralidade entre os alunos.