Camaçari foi contemplada com o projeto Territórios da Agricultura e, nesta segunda-feira (5/6), acontece o primeiro módulo da Jornada Formativa Gratuita, na Associação Beneficente Mãe Terra, em Monte Gordo. A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), é parceira da ação, que é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e a empresa Evoluir, com patrocínio da Bayer.
O primeiro módulo teve o tema Territórios e Agriculturas – diagnóstico, que foi ministrado pelas educadoras Rúbia Silva e Mariana Monferdini, esta última, que também é coordenadora do projeto, falou sobre a ação, “o projeto vem trabalhar os temas socioambientais, a produção de alimentos, a comercialização, o fortalecimento da agricultura familiar, urbana, de base comunitária. É um projeto que tem o objetivo de fortalecer as redes que já existem na região de Camaçari e fomentar trocas, um diálogo, para que o tema da segurança alimentar nutricional possa ser fortalecido na região e possa ser repercutido para outros territórios”.
Serão cinco encontros formativos que acontecem até outubro, com os temas: Agricultura urbana e periurbana, meio ambiente, elaboração de projetos, metodologias participativas, elaboração de diagnósticos, cultura, fotografia e outros. Em seguida, será criado coletivamente um projeto, com soluções viáveis e sustentáveis, e a culminância será a realização de uma exposição fotográfica, programada para o fim do ano, com a finalidade de dar visibilidade aos planos.
A proposta prevê que o público seja formado por diferentes setores sociais e institucionais, agricultores, representantes do poder público, estudantes e atores da sociedade civil e de movimentos sociais. O servidor da Secult, Ricardo Nascimento, participou da iniciativa, “estamos aqui aprendendo sobre muitas coisas, uma das mais importantes é sobre as riquezas que nós temos, que envolve os nossos conhecimentos, habilidades e recursos, versus as necessidades de novos conhecimentos, novas habilidades e novos recursos, para que nós possamos proteger e aumentar as possibilidades das nossas riquezas a nível da nossa agricultura, da nossa terra”, finalizou.
O projeto Territórios da Agricultura também é realizado em outros três municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.



