Projeto Tamar completa 30 anos de existência

Iwwa Agência
Publicado 10/04/2010 11:04:07

A expectativa do projeto Tamar é soltar, a partir do ano que vem, 1 milhão de tartarugas marinhas por ano, superando a média atual que é de 700. A informação do coordenador da base de Arembepe, Eduardo Saliés, foi dada sábado (10/04), durante a comemoração dos 30 anos do projeto, na orla de Camaçari.

Secretários, representando o prefeito Luiz Caetano, e crianças da Escolinha do Tamar se emocionaram ao soltar filhotes de tartarugas marinhas. A iniciativa, além de comemorar o trigésimo aniversário da entidade, simboliza a soltura da tartaruga de número 10 milhões, importante marca para o Tamar. Na ocasião, foram soltos cerca de 50 filhotes das espécies cabeçuda e de pente.

As jovens Aniele Santos, Celi Alves e Geiele Silva, todas 10 anos, e Rafaela Gonçalves, 13 anos, aproveitaram ao máximo a oportunidade de ter um filhote de tartaruga nas mãos. A pequena Celi diz que foi uma sensação única e indescritível. “Espero que chegue à fase adulta”, diz se referindo ao filhote que soltou.

Para o secretário do turismo, Waldy Freitas, esse é um momento importante não só pelos 30 anos do Tamar, mas pelo sucesso e as conquistas alcançadas até aqui, especialmente no que diz respeito à preservação das espécies marinhas. “Estou feliz em ter o Tamar como um parceiro, tanto do ponto de vista ecológico quanto turístico. Essa é uma parceria que deu certo”, conclui.

Waldy Freitas lembra que o Tamar é um grande aliado também na fiscalização das praias, para que veículos automotores e animais não trafeguem pelas areias da praia, como prevê Lei municipal.

“Chegar até aqui foi uma luta árdua e difícil, mas acima de tudo gratificante e vitoriosa”, diz Eduardo Saliés, coordenador da base do Tamar em Arembepe.

O evento contou ainda com as presenças dos secretários da Habitação, Djalma Machado, e da Administração, Ademar Delgado. Segundo Djalma, “é gratificante ver a comunidade se tornar aliado na preservação das tartarugas marinhas”.

Já o secretário Ademar diz que a cada dia se convence mais sobre a necessidade da preservação ambiental. “Fico feliz em ver a juventude com uma consciência ecológica formada e atuante”, afirma.

As comemorações pelos 30 anos do Tamar, que começaram em novembro do ano passado, seguem até março de 2011. “Mais coisas estão por vir. Especialmente projetos que envolvam as escolas do Município”, garante coordenador da base em arembepe, Eduardo Saliés.

ESCOLINHA
A festa contou ainda com apresentações de Maculelê, Boi de Mamão e Samba de Roda, todas realizadas por crianças da Escolinha do Tamar, que aprendem na instituição sobre educação ambiental, resgate cultural e horta comunitária.

A escolinha é formada por 50 crianças de Arembepe com idade entre 6 e 14 anos. O objetivo do projeto é minimizar a exposição social e levantar a autoestima dos jovens, mantendo-os longe das drogas, prostituição e violência.

Slideshow | 2 fotos

Projeto Tamar completa 30 anos de existência

Mais Notícias

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra Covid

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra C...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.