O projeto Conselho Tutelar Itinerante: um clamor das comunidades da orla foi apresentado ao prefeito Ademar Delgado, durante encontro com os membros do Conselho Tutelar da Orla, idealizadores do projeto, na manhã desta segunda-feira (19/08).
A data de lançamento do projeto, prevista para o dia 30, foi remarcada para a manhã do dia 6 de setembro, no Teatro Alberto Martins. Após a apresentação oficial, a equipe do Conselho Tutelar fará um plano de intervenção para conhecimento da realidade das comunidades e, a partir de então, promover palestras e ações direcionadas.
A iniciativa tem a intenção de descentralizar os serviços prestados pelo órgão, com sede fixa em Arembepe, para as demais localidades da orla, no sentido de facilitar o atendimento às comunidades. A proposta é de que os trabalhos sejam executados uma vez por semana, em pontos fixos, através de parcerias com centros comunitários, a exemplo de associações de moradores.
Além do atendimento do Conselho Tutelar, a ideia é oferecer serviços sociais e jurídicos por meio do Cras (Centro de Referência e Assistência Social), do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), e do Balcão de Justiça.
Ainda durante o encontro foram apresentadas demandas que visam a melhoria do funcionamento do Conselho Tutelar, as quais foram prontamente asseguradas pelo prefeito Ademar Delgado. “A administração municipal fará o que for possível para o que o funcionamento do órgão seja desenvolvido da melhor forma”.
Ficou garantida a readequação da sede, a entrega de quatro notebooks e uma impressora, além de placas de identificação a serem instaladas nos pontos onde ocorrerão os atendimentos itinerantes. Os equipamentos auxiliarão nos trabalhos realizados na sede fixa e nas ações executadas pelo projeto itinerante.
O secretário do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, informou que a reforma deve começar logo após a conclusão dos trâmites burocráticos.
Para o coordenador do Conselho Tutelar da Orla, Leonardo Oliveira, a reunião foi proveitosa e serviu para estreitar vínculos com a administração municipal. “Estamos satisfeitos e com a convicção de que a parceria foi firmada, pois temos a certeza de que a postura do governo é de promover soluções”.
O encontro contou com a presença do líder do governo na Câmara Municipal, o vereador José Marcelino (PT), além de membros do Conselho Tutelar da sede.