Projeto revoluciona educação infantil

Iwwa Agência
Publicado 24/02/2015 03:02:44

Estimular a criatividade e a imaginação através de brincadeiras, literatura, artes e outras atividades didáticas. Este é o principal objetivo do projeto Pomar Encantado, uma metodologia diferenciada de educação infantil que será implementada no CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil), no Parque Real Serra Verde, que inaugura sexta-feira (27/02).

Inicialmente, o projeto será destinado para crianças de 3 a 5 anos e é baseado na experimentação. Ou seja, o aluno aprende na prática, estimulado por atividades que exploram o ambiente externo, como criatório de animais e cultivo de hortaliças, legumes, verduras e árvores frutíferas.

A proposta é que o aprendizado seja desenvolvido não só na sala de aula, como também em outros espaços, incentivando o contato com a natureza para a formação cidadã e ecológica.

O Pomar Encantado é referência de uma nova proposta pedagógica, única na Bahia, que trabalha com a preservação ambiental, identidade histórica de Camaçari, sustentabilidade e exploração dos órgãos sensoriais.

A metodologia ainda valoriza a participação das famílias no funcionamento da escola e enxerga a criança como sujeito do processo de aprendizagem, a qual participará das decisões didáticas e ajudará na escolha dos temas trabalhados, sendo entendido como coautor do conhecimento.

Idealizado pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), o Pomar Encantado será mantido com recursos próprios. A metodologia baseia-se na sociologia da infância e no construtivismo, atendendo recomendações do MEC (Ministério da Educação) e da ONU (Organização das Nações Unidas). A previsão é que o projeto seja estendido e passe a atender outras comunidades da orla e zona rural do Município.

Matrículas

O CIEI do Parque Real Serra Verde está com as matrículas abertas. São destinadas 160 vagas entre os turnos matutinos e vespertino, distribuídas entre oito turmas. Podem se inscrever crianças moradoras da comunidade e localidades próximas, como o Parque das Mangabas, Machadinho e parte do Loteamento Montenegro.

Os interessados devem dirigir-se ao local, situado na rua Loteamento Parque Real Serra Verde, portando certidão de nascimento e cartão de vacinação da criança, comprovante de residência, RG e CPF dos pais e responsáveis. As aulas começam no dia 9 de março.

Foto: Adenilson Nunes

Centro Integrado de Educação Infantil inaugura sexta -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.