Projeto reúne alunos do Município

Iwwa Agência
Publicado 25/07/2014 05:07:34

Estudantes das escolas Joana Angélica, Parque Verde, Natal e Maria José de Mattos participaram do 1º Encontro dos Alunos das Bandas Marciais das Escolas Municipais. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (25/07) e teve como objetivo mostrar o andamento do projeto Bandas e Fanfarras nas Escolas.

Segundo o diretor executivo da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Gilmar Joaquim de Jesus, o encontro também tem o intuito de apurar a capacidade técnica de cada banda e avaliar o que os alunos têm aprendido. “Nas aulas, os estudantes aprendem teoria musical, como partituras e métodos de ensino, coreografia, percussão, sopros e técnica unida com os instrutores que saíram da Bamuca”, frisou.

Durante o encontro, os estudantes assistiram uma apresentação da Bamuca, aula de ordem unida que ensina a forma correta de cobertura, garbo (postura) e posicionamento, exercícios de aquecimento e estudo de escala para instrumento de sopro, para técnica de percussão, além de assistirem uma vídeoaula sobre técnica para instrumento de sopro e percussão.

O instrutor Eudes Pereira, conhecido como China, afirmou que os alunos têm cada vez mais afinidade com as aulas do projeto, realizadas no turno oposto às aulas convencionais. “Hoje é o dia de eles mostrarem o que nós ensinamos”, disse o professor de 55 alunos da Escola Municipal Parque Verde. Ele ficou na Bamuca de 2004 a 2008 e toca trombone.

Um dos alunos de Eudes Pereira, Felipe Vieira, de 14 anos, se identificou com o bombardino, instrumento de sopro que nunca tinha visto antes das aulas do projeto. Ele está no 8° ano do ensino fundamental.

Débora Evelin Nunes, de 10 anos, estuda na Escola Municipal do Natal, e gosta muito de aprender a tocar trompete. De acordo com Leandro Sousa, professor de 55 estudantes da Escola Municipal Maria José de Mattos da Conceição, a aceitação dos alunos é muito bom “porque podemos ensinar novos estilos musicais a eles”. O profissional ainda dá aulas a 30 estudantes da escola do Natal. Mais 30 alunos da Escola Municipal Joana Angélica também participam do projeto.

A primeira apresentação das bandas oriundas do projeto Bandas e Fanfarras nas Escolas será no desfile de 7 de setembro, no bairro Gleba E. A previsão é de que os grupos se unam para um concerto natalino na cidade. O projeto teve início em março e continua até o final do ano letivo.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), em parceira com a Cidade do Saber e com a Associação Cultural Bamuca.   

Slideshow | 6 fotos

Projeto reúne alunos do Município

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.