Projeto pioneiro monitora ronda policial no Município

Iwwa Agência
Publicado 23/02/2010 03:02:49

Camaçari implanta nesta qurta-feira (24/02), a Ronda Comunitária Monitorada Eletronicamente. Pioneira na Bahia, a iniciativa permite o levantamento de indícios e dá à PM condições de trabalhar de forma diferenciada em cada um dos bairros. Além disso, o comando vai fiscalizar a ida e permanência das patrulhas nos locais definidos.

A cerimônia de lançamento do projeto está marcada para amanhã (24/02), às 10h, no módulo policial da praça Abrantes. Na ocasião, o Grupo Bairro Novo vai doar uma moto para auxiliar na execução do projeto. Hoje, as rondas são realizadas através de policiamento a pé e motorizado, com 4 motos e uma viatura.

Atualmente 50 chips e cinco bastões estão espalhados em 15 zonas de Camaçari, mas a proposta é de que o projeto seja implantado gradativamente em toda sede do Município. Em outro momento, o sistema vai funcionar também nas escolas públicas, postos de saúde e nas localidades de Parafuso, Machadinho e Loteamento Monte Negro.

O projeto, de autoria do 12º Batalhão da Policia Militar (BPM), foi desenvolvido com base no trabalho da força militar brasileira na missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), no Haiti. Uma adaptação do projeto também funciona no estado Rio de Janeiro.

Em Camaçari, o projeto Ronda Comunitária Monitorada Eletronicamente está sendo implantado com recursos estaduais, em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciativa privada e entidades sociais. Segundo o comandante do 12º BPM de Camaçari, tenente-coronel PM, Ivanildo Castro Pereira, a equipe do Batalhão passa por treinamento para operar a ferramenta. “Acredito que a iniciativa será adotada como procedimento padrão da PM na Bahia”, avalia o comandante.

A RONDA

Conforme projeto, chips foram instalados em pontos fixos da cidade para acompanhamento das rondas realizadas pelos policiais do 12º BPM. As informações são transmitidas via bastões eletrônicos e monitoradas através de um computador instalado no Batalhão.

O equipamento registra o horário em que a polícia esteve no local, o circuito realizado pela patrulha e, por meio de uma cartela com eventos programados, informa todas as ocorrências locais.

O roteiro é pré-estabelecido pela Coordenação de Planejamento Operacional do Batalhão, com base nas estatísticas policiais e no grau de vulnerabilidade de cada local.

Foto: Nelinho Oliveira

A ronda vai ser monitorada através de chips eletrônicos -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.