Projeto passa por avaliação

Iwwa Agência
Publicado 14/11/2014 03:11:24

Com o intuito de acompanhar os impactos da ação nas escolas e nas políticas públicas de educação infantil, o Instituto C&A finaliza, nesta sexta-feira (14/11), a avaliação do projeto Paralapracá no Município. O processo teve início na última segunda-feira (10/11) e envolveu uma série de atividades, como encontros com gestores, coordenadores e educadores das escolas participantes do projeto, além de visitas de avaliação e observação nas escolas.

Na manhã desta sexta-feira, Viviane Cabral, pesquisadora da empresa especializada em avaliação e estratégia em desenvolvimento social, contratada pelo Instituto C&A, visitou a creche do bairro Phoc II. À tarde, o trabalho prossegue na creche da Gleba C.

De acordo com a pesquisadora, durante as visitas são observadas a rotina das unidades educacionais, desde a entrada até a saída das crianças, acompanhadas as atividades em algumas salas de aula. Ao término do processo serão copiladas todas as informações e elaborado um documento de avaliação para o Município ter uma devolutiva do projeto. “O resultado será divulgado no primeiro semestre de 2015”, informou.

Para a coordenadora pedagógica da creche do Phoc II, Cristina Nascimento, o projeto Paralapracá contribuiu para a mudança da postura do educador em relação a percepção da criança como sujeito de direito, capaz de participar do processo de aprendizagem e trazer novos ensinamentos para a prática. A educadora ainda destacou a importância da avaliação com todos os envolvidos para saber a visão de cada um.

No primeiro dia de avaliação (10/11), a pesquisadora reuniu com a equipe técnica da Seduc (Secretaria de Educação), para conhecer o andamento do projeto. À tarde, foi realizado um encontro com diretores de 11 escolas.

Na terça-feira (11/11), o encontro prosseguiu com coordenadores pedagógicos de instituições participantes do Paralapracá. No dia seguinte, a pesquisadora visitou a Escola Creche Comunitária do Parque Florestal e o Centro Educacional Yolanda Pires. Na quinta-feira Ontem (13/11), foi realizado o último encontro e organizados grupos de discussão com participação de educadoras de 22 escolas municipais.

Em Camaçari, o projeto Paralapracá é executado desde 2013, com foco na formação de coordenadores pedagógicos, fortalecimento da escola enquanto espaço de formação de educadoras e fortalecimento e renovação das ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças. O projeto é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A. 

Slideshow | 5 fotos

Projeto passa por avaliação

Mais Notícias

Seduc presta contas do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública

Seduc presta contas do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública

Exposições e intervenções culturais marcam 4º Festival da Sustentabilidade

Exposições e intervenções culturais marcam 4º Festival da Sustentab...

Espaço Camaçari recebe serviço de roçagem para Camaforró 2023

Espaço Camaçari recebe serviço de roçagem para Camaforró 2023

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us