Projeto para o idoso terá comitê gestor

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2012 03:01:07

Camaçari, mais uma vez, sai na frente no desenvolvimento de políticas públicas para o idoso. Nesta segunda-feira (16/01), o prefeito Luiz Caetano assinou o decreto que oficializa a formação do comitê gestor do projeto-piloto Plantar (Plano Técnico de Articulação de Rede de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa), desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do governo federal.

Segundo o prefeito, o ato firma o “compromisso da gestão em promover trabalhos que proporcionem melhorias na qualidade de vida dos idosos do Município”. O secretário de Relações Institucionais (Serin), Ademar Delgado, avaliou como positiva a iniciativa. “Temos que cuidar das pessoas que já contribuíram para o crescimento da nossa cidade”.

Dos três municípios baianos que firmaram o convênio com a SEDH e a Uneb (Universidade Estadual da Bahia), que coordena o projeto na Bahia, Camaçari é a primeira a iniciar a implantação da metodologia, que consiste em mapear a rede de assistência, diagnosticar eventuais problemas, identificar o que é oferecido, articular e harmonizar os órgãos e entidades municipais envolvidos na ação.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Promoção de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, vinculada à Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Roberto Loyola, a intenção é de que o comitê gestor de Camaçari inicie os trabalhos a partir fevereiro, juntamente com o conselho estadual e municipal.

PLANO

Dividido em seis etapas, o Plantar será operacionalizado pela Uneb, através da sensibilização dos órgãos públicos e sociedade civil no fornecimento de dados para formação do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), pesquisa sobre a demanda e assistência que a rede oferece, realização de um seminário para apresentação dos dados coletados e construção do Plano Operativo Local (POL) e monitoramento, além de capacitação da rede.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneb, José Cláudio Rocha, acredita que a experiência de Camaçari pode servir como exemplo para as demais cidades do Brasil. “O Município abraçou a ideia desde o começo por entender a importância do fortalecimento da rede de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Osmarina de Carvalho, a criação do comitê para implantação do Plantar é mais uma conquista para os 26 mil idosos de Camaçari, que representam 14% da população total.

O comitê gestor é formado por representantes de secretarias, entidades e representantes da sociedade civil, por meio do Conselho Municipal. Também estiveram presentes os secretários municipais do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Mulher, Aurenita Castillo, da Inclusão e Cidadania, Carlos Silveira, da Saúde, Vital Sampaio, o superintendente do Trânsito e Transporte, Anderson Santos, e o vereador Téo Ribeiro (PT).

Slideshow | 3 fotos

Projeto para o idoso terá comitê gestor

Mais Notícias

Eleição do Conselho Tutelar movimenta Camaçari neste domingo (1º)

Eleição do Conselho Tutelar movimenta Camaçari neste domingo (1º)

Jovens de Camaçari são eleitos delegados durante III Conferência de Juventude

Jovens de Camaçari são eleitos delegados durante III Conferência de...

Prefeitura anuncia investimentos e avanços para celebrar os 265 anos

Prefeitura anuncia investimentos e avanços para celebrar os 265 anos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us