Projeto para o idoso terá comitê gestor

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2012 03:01:07

Camaçari, mais uma vez, sai na frente no desenvolvimento de políticas públicas para o idoso. Nesta segunda-feira (16/01), o prefeito Luiz Caetano assinou o decreto que oficializa a formação do comitê gestor do projeto-piloto Plantar (Plano Técnico de Articulação de Rede de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa), desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do governo federal.

Segundo o prefeito, o ato firma o “compromisso da gestão em promover trabalhos que proporcionem melhorias na qualidade de vida dos idosos do Município”. O secretário de Relações Institucionais (Serin), Ademar Delgado, avaliou como positiva a iniciativa. “Temos que cuidar das pessoas que já contribuíram para o crescimento da nossa cidade”.

Dos três municípios baianos que firmaram o convênio com a SEDH e a Uneb (Universidade Estadual da Bahia), que coordena o projeto na Bahia, Camaçari é a primeira a iniciar a implantação da metodologia, que consiste em mapear a rede de assistência, diagnosticar eventuais problemas, identificar o que é oferecido, articular e harmonizar os órgãos e entidades municipais envolvidos na ação.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Promoção de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, vinculada à Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Roberto Loyola, a intenção é de que o comitê gestor de Camaçari inicie os trabalhos a partir fevereiro, juntamente com o conselho estadual e municipal.

PLANO

Dividido em seis etapas, o Plantar será operacionalizado pela Uneb, através da sensibilização dos órgãos públicos e sociedade civil no fornecimento de dados para formação do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), pesquisa sobre a demanda e assistência que a rede oferece, realização de um seminário para apresentação dos dados coletados e construção do Plano Operativo Local (POL) e monitoramento, além de capacitação da rede.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneb, José Cláudio Rocha, acredita que a experiência de Camaçari pode servir como exemplo para as demais cidades do Brasil. “O Município abraçou a ideia desde o começo por entender a importância do fortalecimento da rede de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Osmarina de Carvalho, a criação do comitê para implantação do Plantar é mais uma conquista para os 26 mil idosos de Camaçari, que representam 14% da população total.

O comitê gestor é formado por representantes de secretarias, entidades e representantes da sociedade civil, por meio do Conselho Municipal. Também estiveram presentes os secretários municipais do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Mulher, Aurenita Castillo, da Inclusão e Cidadania, Carlos Silveira, da Saúde, Vital Sampaio, o superintendente do Trânsito e Transporte, Anderson Santos, e o vereador Téo Ribeiro (PT).

Slideshow | 3 fotos

Projeto para o idoso terá comitê gestor

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.