Desde 2011, mulheres atendidas pelo Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, vítimas de violência doméstica, têm a oportunidade de aprender técnicas artesanais, através do projeto Pintando e Bordando. A iniciativa visa proporcionar independência financeira além de funcionar como uma terapia e ajudar a elevar a autoestima.
Desenvolvido semanalmente, o projeto beneficia 15 mulheres com aulas de pintura em tecido e bordado. As técnicas são passadas pela própria equipe do Centro de Referência. O material utilizado é oferecido pelo Centro
Após a finalização dos trabalhos, as mulheres comercializam as peças que produzem, sendo que metade da renda arrecadada é utilizada para aquisição de novos materiais e a outra metade fica com as alunas.
No entanto, de acordo com a coordenação do Centro de Referência Yolanda Pires, a maioria aplica o lucro na confecção de novas peças, produzidas de forma independente, garantindo assim uma renda extra.
O Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires acolhe mulheres de todos os níveis sociais, vítimas ou não de violência doméstica. As que sofreram algum tipo de violência são atendidas no Centro por assistente social, advogada e psicóloga. As demais são acolhidas e encaminhadas para Rede de Atenção às Mulheres, de acordo com cada caso.
O Centro de Referência fica localizado na rua Ambrosia, s/n no bairro Dois de Julho. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Material produzido pelo projeto Pintando e Bordando -