Projeto Mulheres da Paz seleciona candidatas

Iwwa Agência
Publicado 05/08/2009 02:08:21

Terminam sexta-feira (07/08), no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), no Phoc 2, as entrevistas com as 100 mulheres pré-selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que vão fazer parte do projeto Mulheres da Paz.

O projeto, uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), aposta no papel de liderança exercido pelas mulheres em comunidades carentes, junto aos filhos, maridos e parentes. As participantes são capacitadas para atuar como multiplicadoras nas regiões onde residem.

A seleção obedeceu a critérios como ter renda familiar de até dois salários mínimos, ter mais de 18 anos, cursado o ensino fundamental 1, e residir nos Phocs 1, 2 ou 3, bairros contemplados pelo programa.

As mulheres recebem uma bolsa no valor de R$ 190,00 e é valida por um ano, podendo ser prorrogada por mais 12 meses. A capacitação, de seis meses, está prevista para começar no final do mês.

As participantes aprendem sobre a Lei Maria da Penha, acesso à justiça, conhecimentos de informática, apoio psicossocial coletivo e ações do Pronasci.

De acordo com os coordenadores Guilherme Osório e Ticiana Hupsel, que vieram de Salvador fazer a seleção, a resposta tem sido positiva porque as mulheres de Camaçari estão interessadas no projeto e participam ativamente.

A secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade disse que, pela primeira vez, Camaçari trabalha a questão da violência e das drogas na base. “Elas serão as multiplicadoras das famílias nos bairros e propagadoras da paz”. Segundo ela, o Município está pleiteando, junto ao Ministério da Justiça, um projeto municipal Mulheres da Paz, que vai beneficiar mais 300 pessoas dos Phocs.

Foto: Agnaldo Silva

As candidatas estão sendo avaliadas no Cras do Phoc 2 -

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.