Projeto muda rotina do Caic

Iwwa Agência
Publicado 22/10/2012 05:10:45

O Jornal Escolar de Olho na Cidade tem mudado a realidade da comunidade escolar do Caic (Centro de Atendimento Integral à Criança), unidade que integra a rede municipal de ensino. Implantado em fevereiro deste ano, o projeto de comunicação tem como objetivo estreitar as relações entre alunos, família e escola.

Idealizado pelo coordenador pedagógico da Escola Municipal Ilda Leal Ulm da Silva, unidade que integra o Caic, Reijaildo Santana, o Jornal Escolar de Olho na Cidade é utilizado como mais um recurso alfabetizador e favorece a aprendizagem através do desenvolvimento de outras habilidades.

A iniciativa consiste na elaboração de jornais impresso e mural e um programa de rádio, além de um blog que será feito pelos alunos do 1º ao 5º ano, assim como os demais meios de comunicação do projeto.

De acordo com Reijaildo Santana, o projeto tem apresentado resultados positivos. “Sinto-me um profissional realizado em poder colaborar com o crescimento desses alunos”, disse coordenador pedagógico. Ele observa também que a iniciativa representa uma proposta alfabetizadora que fomenta a leitura, a escrita e a oralidade, “o que favorece a aprendizagem das crianças”, completa.

Ainda segundo o coordenador pedagógico, os temas abordados são relacionados ao cotidiano da escola e às noticias diárias vinculadas nos veículos de comunicação do Estado. As atividades para confecção dos jornais mural e impresso e para preparação do programa de rádio são realizadas nas aulas de Língua Portuguesa. A depender do assunto, podem ser executadas também durante as aulas de outras disciplinas.

Bastante empolgado com o novo aprendizado, Jorge Enzo da Silva Araújo, 10 anos, aluno do 5º ano contou que a família fica orgulhosa sempre que vê o jornal produzido por ele e pelos colegas de escola.

A satisfação toma conta também do técnico responsável pela realização do programa de rádio, o professor voluntário Samuel de Oliveira. Segundo ele, o interesse dos estudantes em aprender algo novo é o mais gratificante em todo o processo de desenvolvimento do projeto. “Eles sempre escutaram rádio, mas não sabiam como tudo funcionava. Hoje, os olhos deles brilham a cada descoberta”, frisa.

O jornal tem circulação mensal e o programa de rádio é exibido diariamente, no intervalo das aulas.

Inovadora, a proposta concorre no dia 22 de novembro, na Cidade do Saber, ao Prêmio Polo de Educação 2012, projeto que visa estimular, reconhecer, socializar e divulgar ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas municipais para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos.

 

Slideshow | 8 fotos

Projeto muda rotina do Caic

Mais Notícias

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre violência contra a mulher

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre...

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inclusão

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inc...

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas de Acarajé

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us