Os estudantes de Camaçari têm mais uma importante oportunidade de apresentar potenciais artísticos. O teatro da Cidade do Saber realiza a partir de julho, o projeto A Máquina do Som, um programa em forma de auditório que estimula produção cultural. Em cinco sábados, alunos do nível médio desenvolvem e apresentam peças teatrais, dança, música e teatro.
Qualquer jovem que gosta de cantar e interpretar pode participar do projeto. As inscrições estão sendo feitas na Coordenação de Ensino Superior, da Secretaria de Educação (Seduc), na Secretaria de Cultura (Secult) ou através da direção do colégio. A participação é gratuita.
O programa será transmitido pela TV 10, de Canal Fechado, e contará com a participação de grandes artistas de Camaçari, a exemplo de Bule-Bule, dona Roxa de Cordoaria e Dadu. A intenção é valorizar as tradições culturais do Município.
O ganhador de cada edição se classifica para a final que acontece em setembro durante o 2º Encontro dos Estudantes. Os campeões de música levam para casa equipamentos de banda, como guitarra e bateria. As demais premiações ainda estão sendo definidas.
A Máquina do Som tem o apoio das secretarias de Cultura (Secult) e Educação (Seduc). O projeto, realizado através do programa Fazcultura, do governo do estado, tem o apoio da empresa Caraíbas Metais.