A implantação da ONG Associação Lua Nova em Camaçari se tornará, em breve, uma realidade. Criada há 10 anos, em Sorocaba (SP), o programa se dedica à inserção social de meninas e jovens mulheres com histórico de dependência química e que, de alguma maneira, sofreram com a violência e exploração sexual.
A finalidade é oferecer melhoria de vida para estas mulheres, desenvolvendo propostas de geração de renda, e evitando que os filhos caiam em um ciclo de pobreza e vulnerabilidade. O diferencial da ONG está no atendimento das jovens sem que haja o afastamento da família, garantindo moradia, alimentação, assistência médica, psicológica e educacional aos dois.
Em reunião realizada nesta segunda-feira (05/04), no gabinete do prefeito Luiz Caetano, ficou decidido que o programa será implantado nos Cras/Casa da Família e no Creas (Centro de Referencia Especializado da Assistência Social), com a parceria das secretarias de Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau).
Raquel Barros, presidente da ONG, acredita que o projeto vai enriquecer o Município, além de promover integração e troca de experiências, tanto para o programa como para a cidade. Ela ainda informou que durante 10 anos de existência da ONG, cerca de 860 jovens já foram assistidas e que 70% delas estão reabilitadas.
Segundo a secretária de Assistência Social, Jailce Andrade, o primeiro passo será reunir as equipes, fazer a integração da rede de assistência e construir um plano de trabalho para a implantação do projeto a partir do mês de maio. Camaçari tem muito a ganhar porque vai trabalhar diretamente com os jovens no combate às drogas, promovendo sustentabilidade, emprego, renda e melhor qualidade de vida, salientou.
Presente ao encontro, o secretário de Governo, Francisco Franco, acrescentou que a proposta da ONG se encaixa no programa de governo, “que tem foco nas pessoas e no bem-estar delas”. Ele ainda acrescento que considera uma ação maravilhosa que vai interferir no seio familiar.

Reunião define implantação da ONG em Camaçari -