Projeto integra escola e comunidade

Iwwa Agência
Publicado 11/08/2011 03:08:52

A Prefeitura de Camaçari vai revolucionar a rede de ensino municipal, com o projeto Bairro Educador. Lançada nesta quinta-feira (11/08), no bairro Nova Vitória, a iniciativa, a primeira no país, representa uma mudança no conceito da educação escolar do Município, que será moldada a partir das necessidades de cada bairro.

O local escolhido pela Prefeitura para o lançamento do Bairro Educador foi a área em que está sendo construída a escola do bairro Nova Vitória, a primeira a ser contemplada com o projeto.

“A escolha do bairro aconteceu por causa da história de luta e conscientização da comunidade”, disse o prefeito Luiz Caetano, acrescentando que o bairro vai ajudar a cidade “a construir um novo modelo de educação em Camaçari”.

O prefeito ainda afirmou que a localidade será beneficiada, através do projeto de Revitalização do Rio Camaçari, com a construção de três pontes, seis pontilhões, uma praça, uma ciclovia, que vai até o bairro Gleba E, além da retirada das famílias residentes na beira do rio.

De acordo o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a escola Nova Vitória vai atender estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com 12 salas de aula, salas para grêmio estudantil, direção, arquivo, secretaria, almoxarifado e coordenação pedagógica, auditório, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, cozinha, dispensa, depósitos, ginásio esportivo, sanitários, sanitário adaptado e estacionamento.

A escola, segundo o secretário, será composta por um diretor financeiro, um diretor pedagógico, um coordenador pedagógico e um coordenador comunitário, que será responsável pela ligação entre a escola e a comunidade. “É importante que a pessoa conheça bem o bairro, pois ela trará para a unidade escolar as necessidades educacionais da população”, explica Luiz Valter de Lima.

No momento, a Seduc faz um levantamento no bairro e posteriormente discutirá com a comunidade o projeto pedagógico a ser implantado. A acessibilidade aos serviços da educação será trabalhada de forma constante durante o projeto, que é articulado com o Programa de Combate a Extrema Pobreza de Camaçari.

Para a presidente da associação de moradores do Nova Vitória, Vera Lúcia dos Santos, o projeto é muito importante para a comunidade. “Esse colégio vai melhorar muito a vida dos nossos filhos, pois não precisarão mais estudar em outros bairros”, declarou, ao acrescentar que a construção da escola “foi um pedido feito pelos moradores e atendido pelo prefeito”.

Também estiveram presentes no lançamento do projeto os secretários da Administração, Ademar Delgado, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, e da Cultura, Vital Vasconcelos, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, os vereadores Marcelino Filho (PT), Paulinho do Som (PT) e Carmen (PTB), além de presidentes de partidos políticos, lideranças comunitárias e a população.

Slideshow | 3 fotos

Projeto integra escola e comunidade

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.