Projeto insere mulheres no mercado de trabalho

Iwwa Agência
Publicado 31/03/2010 05:03:22

No dia em que se dá o encerramento oficial do Programa Março Mulher, a Prefeitura de Camaçari, em parceria com a Secretaria da Promoção e Políticas da Promoção da Mulher e da Reparação, realizou nesta quarta-feira (31/03), na Cidade do Saber, a aula inaugural da terceira etapa do Projeto Mulher Cidadã.

Em apenas duas etapas, o programa beneficiou mais de 1.200 mulheres. O projeto tem como principal objetivo a qualificação social e profissional, tendo como público alvo as mulheres beneficiadas ou cadastradas no programa Bolsa Família.

Na terceira etapa, estão sendo oferecidas 400 vagas, distribuídas entre os cursos de cabeleleira, massoterapia, artesanato, depilação e maquiagem e panificação. Os cursos têm carga horária de 160 horas e duração de quatro meses. As turmas serão iniciadas a partir de 12 de abril.

Fizeram parte da composição da mesa o prefeito Luiz Caetano, a presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia, a secretária da Seprom, Aurenita Castilho, o deputado estadual Bira Coroa, a ex-aluna Carolina Rebouças e a coordenadora da Fapes (Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-social), Gal Moura.

O prefeito homenageou as professoras do curso e convidou as mulheres a opinarem ativamente das políticas voltadas à mulher. “Quero a participação das mulheres na eleição dos cursos. Desta forma será possível atender demandas reais”.

De acordo com a secretária Aurenita Castilho, o projeto é uma forma de enfrentamento das mulheres carentes do Município. Durante o encontro, a vereadora Luiza Maia ressaltou que a tarefa das atividades do lar é de responsabilidade de quem mora dentro de casa e não apenas da mulher. “Mais de 40% dos lares de Camaçari são chefiados por mulheres. Portanto, nós temos muito a conquistar, vivendo longe da subordinação, inferioridade e exclusão”, salientou.

Um vídeo institucional com depoimentos de alunas que estão no mercado de trabalho demonstrou, através de números, que o projeto atendeu as expectativas e inseriu dezenas de mulheres no mercado de trabalho. “Independência financeira. Esta é a minha principal conquista”, declarou a ex-aluna do curso de panificação, Adriana Santana, que já montou o próprio negócio.

Estiveram presentes no encontro os secretários da Habitação, Djalma Machado, da Administração, Ademar Delgado, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, e de Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, além dos vereadores Zé de Elisio, Alfredo Andrade, Otto da Farmácia e Paulinho do Som.

Foto: Agnaldo Silva

Caetano presta homenagem as professoras do curso -

Mais Notícias

8ª audiência pública para revisão do PDDU acontece quarta (4)

8ª audiência pública para revisão do PDDU acontece quarta (4)

Eleição do Conselho Tutelar movimenta Camaçari neste domingo (1º)

Eleição do Conselho Tutelar movimenta Camaçari neste domingo (1º)

Jovens de Camaçari são eleitos delegados durante III Conferência de Juventude

Jovens de Camaçari são eleitos delegados durante III Conferência de...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us