O início das atividades do projeto Consultório de Rua em Camaçari foi marcado pelo atendimento no estacionamento do Centro Comercial, na manhã desta segunda-feira (24/09). Executada no Município pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), a iniciativa tem o intuito de atender pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, usuários de álcool e outras drogas.
O projeto conta com o veículo doado pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas). De acordo com o secretário da Saúde, Vital Sampaio, o autmóvel facilita o desenvolvimento dos trabalhos, viabiliza o deslocamento para várias localidades, inclusive da orla. “A intenção é estender a ação e disponibilizar unidades móveis que ofereçam o atendimento em outras especialidades”, revelou.
O veículo, tipo furgão, dispõe de equipamentos que dão suporte às ações, a exemplo de projetor, notebook, materiais educativos, de apoio e de utilização médica.
Durante o atendimento, oito pessoas receberam a equipe composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. O acolhimento promove a inclusão social, estimula e orienta sobre o acesso aos serviços oferecidos pelo Município, incluindo os de saúde, de assistência social e psicológicos, dentre outros.
A coordenadora do projeto Consultório de Rua, Luiana Fernandes, explicou que os trabalhos iniciam com visitas periódicas para estreitar vínculos com as pessoas, a fim de apresentar propostas a serem desenvolvidas. Paralelo aos atendimentos é executado um mapeamento das áreas do Município, nas quais se concentram pessoas com o perfil para o qual o projeto é destinado.
No primeiro momento, as atividades contemplam o grupo de pessoas concentradas no Centro Comercial. As visitas devem acontecer semanalmente, inclusive à noite.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do Município, Célia Baqueiro, para iniciar os trabalhos os profissionais passaram por um treinamento com duração de dois meses promovido pelo Cetad (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas) da UFBA (Universidade Federal da Bahia). O Centro é responsável também pela supervisão da implantação do projeto no Município.
O Consultório de Rua é uma iniciativa da Senad, através do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, da SJCDH (Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).