Projeto inicia ações no Município

Iwwa Agência
Publicado 24/09/2012 01:09:10

O início das atividades do projeto Consultório de Rua em Camaçari foi marcado pelo atendimento no estacionamento do Centro Comercial, na manhã desta segunda-feira (24/09). Executada no Município pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), a iniciativa tem o intuito de atender pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, usuários de álcool e outras drogas.

O projeto conta com o veículo doado pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas). De acordo com o secretário da Saúde, Vital Sampaio, o autmóvel facilita o desenvolvimento dos trabalhos, viabiliza o deslocamento para várias localidades, inclusive da orla. “A intenção é estender a ação e disponibilizar unidades móveis que ofereçam o atendimento em outras especialidades”, revelou.

O veículo, tipo furgão, dispõe de equipamentos que dão suporte às ações, a exemplo de projetor, notebook, materiais educativos, de apoio e de utilização médica.

Durante o atendimento, oito pessoas receberam a equipe composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. O acolhimento promove a inclusão social, estimula e orienta sobre o acesso aos serviços oferecidos pelo Município, incluindo os de saúde, de assistência social e psicológicos, dentre outros.

A coordenadora do projeto Consultório de Rua, Luiana Fernandes, explicou que os trabalhos iniciam com visitas periódicas para estreitar vínculos com as pessoas, a fim de apresentar propostas a serem desenvolvidas. Paralelo aos atendimentos é executado um mapeamento das áreas do Município, nas quais se concentram pessoas com o perfil para o qual o projeto é destinado.

No primeiro momento, as atividades contemplam o grupo de pessoas concentradas no Centro Comercial. As visitas devem acontecer semanalmente, inclusive à noite.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental do Município, Célia Baqueiro, para iniciar os trabalhos os profissionais passaram por um treinamento com duração de dois meses promovido pelo Cetad (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas) da UFBA (Universidade Federal da Bahia). O Centro é responsável também pela supervisão da implantação do projeto no Município.

O Consultório de Rua é uma iniciativa da Senad, através do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, da SJCDH (Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).

 

Slideshow | 3 fotos

Projeto inicia ações no Município

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.