A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), desenvolve o projeto Fiscal Cidadão. O objetivo é aprimorar o sistema de transporte coletivo do Município. A fiscalização fica por conta da população, que observa o horário e o roteiro dos ônibus.
No final da avaliação, o morador liga gratuitamente para o telefone 0800 285-4030, e fala com o ouvidor da STT. Após a denúncia formalizada, um fiscal é designado para comprovar a irregularidade.
De acordo com o superintendente João Araújo, as ocorrências mais freqüentes são os atrasos e o descumprimento da Lei que garante gratuidade aos idosos e deficientes. Já tivemos que substituir motoristas e cobradores que não cumpriam o regulamento do sistema de transporte coletivo da cidade, explica.
Para conscientizar a população a respeito da importância da fiscalização, técnicos da STT visitam, diariamente, os bairros do Município.
O projeto Fiscal Cidadão funciona em parceria com as associações de bairros, que escolhe um morador da comunidade para avaliar o sistema de transporte na sede e na orla da cidade.