Mais de 35 alunos do ensino fundamental II (6º ano) do CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari), situado no bairro Phoc II, participam do projeto Oficina de Implantação de Hortas nas Escolas. O objetivo da iniciativa é preparar um espaço para que os estudantes possam aprender as formas de cultivo e os benefícios da alimentação saudável, além de possibilitar a aprendizagem ativa e integrada de planos de estudos de diversos conteúdos.
Com duração de três meses, a oficina é dividida entre aulas teóricas e práticas. Inicialmente, os alunos recebem os conhecimentos teóricos sobre a preparação do terreno, como fazer a lera (local para colocar a semente), formação das sementeiras, cuidado e manutenção das sementeiras, como montar os canteiros, plantio, compostagem, tempo de desenvolvimento das mudas, colheita e armazenamento.
Após a preparação do solo, os alunos seguem para a parte prática, com o plantio de hortaliças e mudas frutíferas e o acompanhamento da horta. Além disso, a ação inclui serviços de poda e limpeza.
Iniciada em maio, a ação segue até segunda-feira (20/07). O projeto Oficina de Implantação de Hortas nas Escolas já beneficiou a Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza, na Gleba C. A próxima unidade de ensino contemplada com o projeto será o Centro Educacional Paulo Freire, no bairro Nova Vitória.
A iniciativa é realizada pelo Programa Municipal de Urbanização Integrada na Bacia do Rio Camaçari e executada pela empresa Hollus em parceria com a FAMEC (Faculdade Metropolitana de Camaçari).