A leitura exerce papel fundamental na formação educacional e cidadã, além de ajudar no aprendizado, na melhora da escrita, da comunicação e na aquisição de novos conhecimentos. Pensando nestes benefícios, a Prefeitura lança o Projeto Ler e Ser, no dia 28 de abril.
Destinado aos estudantes do ensino fundamental I das 76 escolas da rede municipal, que atendem os anos iniciais, o projeto contempla cerca de 23 mil crianças, que desenvolverão o hábito da leitura e produção literária, ao estimular a imaginação, a criatividade, o autoconhecimento e a compreensão do mundo.
Durante o projeto, as unidades de ensino recebem livros de coautoria, ou seja, com a história incompleta para que o estudante desenvolva a temática proposta para concluir o livro.
No término de cada unidade, o aluno lançará uma obra. No final do ano letivo, será escolhido o melhor livro, escrito durante o ano, para integrar a exposição que será aberta à comunidade.
Desenvolvido por meio da Seduc (Secretaria de Educação), o projeto Ler e Ser será lançado na Cidade do Saber, onde os educadores dos anos iniciais participam de oficinas e mesas redondas que terão papel de formação para o projeto.

Escolas municipais participam do projeto Ler e Ser -