Camaçari é uma das 12 cidades da Bahia escolhidas para a implantação do programa Educando com a Horta, através da parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC).
Na tarde de quinta-feira (14/08), foram discutidos, em um seminário na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, os benefícios do projeto que propõe, através da horta escolar, a reeducação alimentar socializando a comunidade escolar de todo o Município. Foram distribuídos kits escolares compostos por livros sobre educação, implantação de hortas, meio ambiente, nutrição e alimentação.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Luiz Valter Lima, mais de 2 mil e 500 alunos das escolas Luís Pereira Costa, Coqueiro de Arembepe, Jardim Santo Antonio, Monteiro Lobato e Virgínia Reis Tude são beneficiados com o programa que muda o hábito alimentar dos estudantes.
As hortas são implantadas nas escolas e as crianças trabalham junto com os professores, transformando o estabelecimento de ensino em um laboratório vivo. Para a professora Marli Pita, da escola Monteiro Lobato, o resultado tem sido bastante positivo porque as crianças têm participado ativamente, confeccionando mural, plantando legumes e na hora da merenda fazem questão de ver o resultado do plantio.
Evanilda Bastos dos Santos, da escola Luis Pereira Costa, disse que a experiência tem sido muito boa não só para os educadores, mas para as merendeiras e os pais Os alunos acabam levando para casa o que aprendem na escola.
Segundo a consultora nacional da FAO, Edilene Costa, com apenas quatro meses de implantação, Camaçari tem apresentado bons resultados. A partir da horta, o estudante tem a garantia e a possibilidade de aprender a plantar, regar, colher, cuidar e decidir o que fazer com o que colheu, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza.
O evento foi encerrado com depoimentos, apresentação de teatro, dança, poesia e música dos alunos das escolas integrantes do projeto, que tiveram como tema a horta na escola.

Educando com a horta beneficia mais de 2 mil alunos -