A primeira etapa do projeto de educação para jovens e adultos (EJA), que será implantada em 2009 será apresentada quarta-feira (10/12), às 18h30, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
Voltada para o ensino fundamental, o projeto vai beneficiar mais de 10 mil estudantes. Criado há dois anos, o projeto tem a finalidade de reduzir de oito para quatro anos a conclusão do ensino fundamental, para pessoas com idade a partir de 15 anos. A primeira etapa consiste no atendimento a jovens e adultos da alfabetização a 4ª série e a segunda etapa da 5ª a 8ª.
De acordo com Rita Lobo, coordenadora do EJA, a iniciativa do Município é inédita e vai proporcionar aos alunos adultos o aumento da auto-estima e cidadania, dando chance, através da escolarização, para que tenham oportunidade de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.
Segundo ela, a grande novidade da Secretaria da Educação (Seduc) foi a ampliação do Programa Alfabetiza Camaçari, que hoje atende as pessoas nas associações de bairro e vai passar a atender também nas unidades escolares, sempre à noite.