Camaçari vai atender, a partir de 2009, mais de 10 mil jovens e adultos a partir de 15 anos, através da EJA (Educação de Jovens e Adultos), projeto que reduz de oito para quatro anos a conclusão do ensino fundamental, que vai da alfabetização até a 8ª série.
O segundo momento do projeto, voltado para professores de 5ª a 8ª série, coordenadores e gestores será apresentado nesta quarta-feira á noite (10/12), na Cidade do Saber.
Durante o evento, será lançado o material pedagógico intitulado Orientações Curriculares para a EJA, elaborado pela equipe da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os professores. O projeto foi criado há dois anos e tem duas etapas. A primeira consiste no atendimento da alfabetização a 4ª série e a segunda da 5ª a 8ª série.
Segundo Rita Lobo, coordenadora da EJA, o próximo passo é a publicação da portaria que regulamenta o funcionamento do projeto a partir do próximo ano. Para ela, esta é uma iniciativa inédita que aumenta a auto-estima e cidadania, através da escolarização, ampliando a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
EXAME
Na sexta e sábado (12 e 13/12,) acontece a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de jovens e adultos (ENCCEJA) em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
Os estudantes com idade acima de 15 anos farão provas de todas as matérias nas unidades escolares da sede e orla. O exame é uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação (MEC).