Projeto Educando com a Horta beneficia 6 mil alunos

Iwwa Agência
Publicado 16/04/2009 12:04:52

Camaçari vai renovar na próxima quarta-feira (22/04), em Brasília, convênio com o projeto Educando com a Horta, implantado no Município em 2008.

A iniciativa vai atender seis mil alunos, entre 6 e 14 anos de 10 estabelecimentos de ensino.

A finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades, por meio de hortas escolares, incorporando alimentação nutritiva e saudável através da plantação de legumes e verduras.

Segundo informações da Secretaria de Educação (Seduc) a avaliação do projeto no Município é positiva porque tem conseguido passar uma nova concepção de alimentação para o estudante.

O bom funcionamento também se deve a parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) que faz o diagnóstico inicial da criança, e da Coordenação de Agricultura, que fornece as sementes e adubo orgânico para a concepção da horta.

De acordo com Ana Lúcia da Silva Mota, multiplicadora da escola Luís Pereira, o projeto tem proporcionado aos jovens mudanças no hábito alimentar e na higienização, “a exemplo de como lavar as mãos antes de comer”, disse. Para ela, a horta significa um espaço extra-pedagógico onde as crianças adquirem mais habilidade, com alegria e integração.

As escolas beneficiadas são Virginia Reis Tude, Luís Pereira, Monteiro Lobato, Jardim Santo Antonio, Coqueiro de Arembepe, além de Marquês de Abrantes, Cajazeira de Abrantes, Sônia Regina, Conceição de Maria e Parque Verde.

Na Bahia, 12 municípios são contemplados pelo projeto. Além de Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Entre Rios, Inhambupe, Itacaré, Macaúbas, Mata de São João, Piripá Santo Amaro, Serra do Ramalho e Vitória da Conquista. Este ano o projeto será implantado em Lauro de Freitas, Serrinha, Valente, Conde, Manuel Vitorino, Serra Preta, Coronel João de Sá, Governador Mangabeira, Pilão Arcado, e Porto Seguro.

O Educando com a Horta tem a parceria da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC).

Foto: Nelinho Oliveira

Projeto atende estudantes de 10 escolas da rede municipal -

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us