Projeto é lançado na Cidade do Saber

Iwwa Agência
Publicado 10/12/2013 08:12:08

Na tarde desta terça-feira (10/12), foi realizado o lançamento oficial do projeto Mulher Atuação em Camaçari, na Cidade do Saber. Desenvolvida através da parceria entre a Prefeitura, Kimberly Clark e o Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres.

A proposta do projeto é atuar nas frentes de geração de renda e de empoderamento e garantia de direitos, através da realização de oficinas e palestras nos eixos educação, empreendedorismo, desenvolvimento integral, responsabilidade social e ambiental.

Entre os temas estão a elaboração de plano de negócios, microcrédito, conceito de economia criativa, desenvolvimento de competência e habilidade, formação humana, educação financeira, mundo do trabalho, mercado formal e informal. O projeto visa ainda provocar mudanças nas relações entre homens e mulheres e na educação dos filhos, para a transformação social consistente.

As ações seguem até junho de 2014, quando será feita uma avaliação sobre o desenvolvimento das ações. Três núcleos sediarão o projeto, um na Associação de Moradores do Verdes Horizontes, outro na Associação de Moradores de Parafuso e o terceiro no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires. No total, 60 mulheres serão beneficiadas.

A subsecretária de Cidadania e Inclusão, Ara Brasil, frisou que o governo tem desenvolvido várias ações de qualificação da mulher. “Provavelmente, os projetos existentes e o Mulher Atuação irão se cruzar e quem vai ganhar com isso são as mulheres de Camaçari”, destacou.

De acordo com a relações públicas da Kimberly Clark, Cintia Rizzo, “o projeto tem relação direta com o planejamento estratégico da empresa por a mulher ser a principal tomadora de decisão da compra dos produtos da Kimberly”, afirmou.

O Mulher Atuação vai articular ações da Semu (Secretaria da Mulher), Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), Sesau (Secretaria da Saúde), e Secin (Secretaria de Cidadania e Inclusão), e conta com o apoio da Deam (Delegacia Especial no Atendimento à Mulher).

Para Ana Claudia, de 32 anos, uma das mulheres que participarão do projeto Mulher Atuação, a iniciativa é ótima. “É bom demais, porque as mulheres ficam sabendo dos direitos que têm. Além disso, muitas vezes, algumas delas ficam em casa sem fazer nada e o projeto dá a oportunidade de crescimento”, declarou.

A estudante Jozeane Maria da Silva, de 35 anos, destacou que o projeto instrui as mulheres sobre como se comportar em casos de violência. “Vamos saber onde procurar ajuda, conhecer melhor os nossos direitos, além de participar de capacitações e aprender a elaborar currículo e montar o próprio negócio”, comentou sorridente.

Na opinião da gerente regional do projeto, Mônica Caldas, “a ideia é fortalecer e instrumentalizar, além de contribuir para a rede local de proteção da mulher. Queremos somar e ajudar a diminuir a violência”, enfatizou.

Slideshow | 5 fotos

Projeto é lançado na Cidade do Saber

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.