Projeto desenvolve ações de combate à violência

Iwwa Agência
Publicado 31/05/2010 01:05:24

Mulheres líderes nas comunidades de Camaçari saem da rotina para colaborar nas ações de combate à violência e promoção da cultura da paz no Município.

A iniciativa faz parte do projeto Mulheres da Paz, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O objetivo é que as contempladas possam se aproximar de jovens em situação de risco infracional e encaminhá-los aos programas educacionais e sociais do Pronasci, a exemplo do Protejo, Reservista Cidadão, dentre outros.

Para atuar nas comunidades, as mulheres recebem cursos de capacitação com os temas direitos humanos, mediação de conflitos e cidadania. As lideranças são identificadas por assistentes sociais ligadas ao Programa Nacional.

No momento, as mulheres já estão nos Phoc´s para mapeamento dos possíveis jovens a serem assistidos por programas assistenciais.

De acordo com Jailce Andrade, secretária do Desenvolvimento Social e secretária Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão deliberativo do Pronasci, as Mulheres da Paz são mediadoras de conflitos e têm um papel fundamental nas comunidades em que vivem.

A secretária ainda informou que algumas pessoas já foram inseridas em atividades educacionais, culturais, esportivas e de saúde, através da indicação das mulheres que desenvolvem o projeto.

Em Camaçari, 90 cidadãs participam do projeto. Cada uma recebe uma bolsa no valor de R$ 190.

PRONASCI

O Pronasci é um programa do governo federal, realizado através do Ministério da Justiça, que visa reduzir a violência em cidades brasileiras. Articula políticas de segurança com ações sociais e prioriza a prevenção.

O Mulheres da Paz atende, diretamente, moradores dos bairros Phoc´s 1, 2 e 3. Os locais foram selecionados após um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que considerou os índices de vulnerabilidade social das localidades.

A Fundação foi contratada pelo governo federal, para execução da pesquisa.

Foto: Carol Garcia

A capacitação aborda temas como Direitos Humanos -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.