A retirada da linha férrea do centro de Camaçari está próximo de se tornar realidade. Até o final deste mês, a Prefeitura entrega ao Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) o projeto final para a intervenção.
As etapas seguintes serão licitação e execução da obra, a serem realizadas pelo Governo Federal. O investimento gira em torno de R$ 120 milhões.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe integrada por engenheiros, arquitetos, geólogos, profissionais em meio ambiente, inclusive professores da Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia).
O plano prevê a implantação de uma nova rota para o transporte ferroviário de carga, que ligará o terminal de Camaçari, no Pólo Petroquímico, ao porto de Aratu.
A retirada dos trilhos do centro da cidade vai proporcionar melhorias econômicas, de segurança e ao trânsito, uma vez que vai acabar com os constantes congestionamentos, com a passagem de trens de cargas químicas perigosas dentro da cidade e encurtar o percurso do Pólo Petroquímico ao Porto de Aratu em 18,19 quilômetros.
A decisão da retirada da linha férrea da cidade foi tomada junto aos moradores, que participaram de audiência pública sobre o assunto. Prática constante da administração, a discussão foi realizada em dezembro do ano passado. As obras atendem também aos municípios de Dias DÁvila, Simões Filho, Alagoinhas, Mata de São João e Santo Amaro.

Mudança desafoga o trânsito de veículos no centro -