No dia 28 de abril será o lançamento do projeto Integração de Políticas Públicas para a Paz e Cidadania – Juntos pelo Território de Paz – Edição Nova Vitória, às 15h, no Centro de Educação Municipal Paulo Freire. O objetivo é promover o enfrentamento a violência e a disseminação da cultura de paz através de ações integradas de diversas instituições e organismos sociais.
O tenente-coronel Henrique Melo, do 12° BPM (Batalhão de Polícia Militar), falou sobre as ações que já começaram a ser desenvolvidas no bairro, que tem maior índice de vulnerabilidade de morte entre os jovens. “Foram feitas reuniões com a comunidade, o policiamento foi intensificado e integrado com a Polícia Civil. Além disso, foram identificados os criminosos que atuam na região. Realizamos cinco operações e obtivemos sucesso na captura de pessoas perigosas, inclusive de homicida, armas e drogas”, contou.
As ações, realizadas pela PM, seguem com policiamento, abordagens, rondas e blitzes para que continue a redução dos índices de criminalidade. Ainda segundo o tenente-coronel, de janeiro a abril houve uma redução no bairro Nova Vitória de 40% nos homicídios, comparado ao mesmo período do ano passado.
As metas e as ações serão acompanhadas durante seis meses, com objetivo de atender toda a população do bairro e com foco no público mais vulnerável, jovens negros, do sexo masculino e com idades entre 12 e 19 anos. Outras ações ainda estão previstas como oficinas de teatro, dança e artes plásticas e palestras relacionadas ao uso responsável da internet, cyberbullying e crimes cibernéticos.
O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura, através do GGIM (Gabinete de Gestão Integrado do Município), o CISP (Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari) e o Ministério Público. A iniciativa é um projeto-piloto e contemplará outros bairros do Município.

Bairro Nova Vitória terá projeto social -