Projeto de gestão costeira em Arembepe

Iwwa Agência
Publicado 27/03/2013 04:03:23

Na manhã desta quarta-feira (27/03), integrantes do grupo Preamar apresentaram a proposta de desenvolver em Camaçari, mais especificamente em Arembepe, um projeto piloto no Nordeste de gestão costeira, para que o Município obtenha o certificado internacional Bandeira Azul, um dos mais conceituados selos socioambientais do mundo.

A certificação é um símbolo de qualidade da praia e garante que o local está de acordo com 33 critérios entre educação e gestão ambiental, segurança e qualidade da água, criado pela ONG Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e coordenado no Brasil pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR).

De acordo com o oceanógrafo Mateus Lima, integrante do grupo Preamar, Camaçari foi escolhida pelo extenso litoral, composto por 42 quilômetros de praias que apresentam ambientes diversificados. A iniciativa visa ainda explorar o potencial turístico das praias, que segundo o profissional, são as mais promissoras do Litoral Norte.

Vale ressaltar que apenas duas praias no Brasil são certificadas pelo selo, a Prainha, no Rio de Janeiro, e praia do Tombo, em Guarujá, São Paulo.

O desenvolvimento do projeto consiste na elaboração de um diagnóstico para identificação do que Arembepe, apresenta dentro dos critérios de certificação para obter o selo.

Recebidos pelo secretário das Relações Institucionais, Anderson Santos, e pelo coordenador do Desenvolvimento Turístico do Município, Paulo Azevêdo, o encontro foi avaliado como positivo e empolgante pelos também oceanógrafos e integrantes do Preamar, Bruno Balbi e Lara Carvalho.

Para Paulo Azevêdo, a consolidação de implantação do projeto e obtenção da conceituada certificação Bandeira Azul, elevaria ainda mais o turismo do Município, atraindo cada vez mais visitantes, sobretudo estrangeiros.

Em breve será agendado um novo encontro para apresentação mais detalhada do projeto ao titular da Setur (Secretaria do Desenvolvimento Turístico), José Cupertino, e demais secretarias que integrem o contexto da proposta.

O grupo Preamar é formado por oceanógrafos e arquitetos urbanistas de Salvador.

 

 

Foto: Agnaldo Silva

Secretário Anderson Santos recebe grupo Preamar -

Mais Notícias

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e culinária

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e cu...

Novo banco fará pagamento dos servidores municipais

Novo banco fará pagamento dos servidores municipais

Gestão previdenciária do ISSM é reconhecida com dois prêmios nacionais

Gestão previdenciária do ISSM é reconhecida com dois prêmios nacionais

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.