Projeto contempla estudantes

Iwwa Agência
Publicado 23/10/2012 03:10:19

Nesta terça-feira (23/10), a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) apresentou o projeto Recicla com a Gente para 480 alunos do Colégio Estadual Polivalente de Camaçari. A iniciativa visa incentivar o descarte consciente e implantar a coleta seletiva nas escolas. A segunda etapa do projeto, que contempla oficinas de reciclagem, acontece dia 14 de novembro.  

Desenvolvido em parceria com a empresa Braskem e com a Coopmarc (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari e Prestação de Serviços), o Recicla com a Gente é dividido em duas etapas.

A primeira consiste na apresentação do projeto nas escolas de Camaçari através da exibição de vídeo sobre consumo consciente e descarte de resíduos, e uma exposição feita pela responsável pelo projeto.

Cada apresentação dura em média 40 minutos. Em seguida, são distribuídas sacolas para os alunos transportarem os materiais plásticos para a escola. Além disso, são instalados dois ecopontos de madeira para o depósito de garrafas pet e plásticos em geral, materiais a serem recolhidos pela Coopmarc.

Depois de 20 dias após a apresentação do projeto, a Limpec retorna às instituições de ensino para realizar oficinas de reciclagem com plástico e entregar as vassouras feitas com as garrafas recolhidas pelos alunos. Por fim, as escolas participantes recebem um selo verde certificando que o estabelecimento possui compromisso ambiental.

Segundo a gerente de Ações e Meio Ambiente da Limpec, Maria Lais Silva, a princípio será feita a coleta seletiva de materiais plásticos e se houver grande adesão ao projeto por parte dos alunos, “a intenção é fazer a coleta de outros resíduos recicláveis”, informa.  

Os estudantes do 1° ano do ensino médio, Luiz Henrique da Cruz e Renata Strobel, 16 e 15 anos, respectivamente, ficaram entusiasmados com a iniciativa e pretendem levar a ideia adiante. “Tem muita gente que não tem o hábito de reciclar e através deste projeto podemos aprender o quanto a reciclagem é importante para a preservação do meio ambiente”, disse Renata Strobel, que pretende compartilhar os novos ensinamentos com os amigos e familiares.

Iniciado no último dia 18, o Recicla com a Gente já contemplou 300 alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. As próximas unidades de ensino beneficiadas com o projeto serão o Colégio Gonçalo Muniz, situado no bairro Camaçari de Dentro, cuja apresentação e a oficina estão marcadas para os dias 06 e 17 de novembro, respectivamente. Além da Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro da Gleba E, que terá as datas das ações definidas posteriormente.  

 

Slideshow | 6 fotos

Projeto contempla estudantes

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.