Este ano, o projeto Recicla com a Gente contempla 28 escolas do Município. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (09/09) pela Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), durante abertura das atividades na Escola Municipal do Natal. A iniciativa visa implantar a coleta seletiva nas unidades de ensino e estimular a consciência socioambiental entre os estudantes.
Ao representar o prefeito Ademar Delgado no evento, a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira destacou a importância do projeto de preservação do meio ambiente. “É importante conscientizar as crianças para que elas se tornem agentes multiplicadores”, frisou.
Para o diretor da Limpec, Alfredo Andrade, o ato de hoje representa o pontapé inicial do projeto que contará ainda com oficinas de reciclagem para os estudantes das escolas participantes. “Com este trabalho pretendemos valorizar os recicladores e incrementar a renda deles, uma vez que o material recolhido será destinado as duas cooperativas do Município”, frisou.
Durante a apresentação do projeto para os alunos e educadores da instituição de ensino, a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e o diretor da Limpec, Alfredo Andrade, depositaram as primeiras garrafas pet no Ecoponto instalado na escola.
Segundo a diretora da Escola do Natal, Tatiana Lima, o projeto Recicla com a Gente fortalece o trabalho desenvolvido em sala de aula, no intuito de despertar a consciência ambiental dos alunos. “A iniciativa é muito interessante, pois, além de envolver toda a comunidade escolar, conscientiza as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente”, observou.
Os estudantes do Ensino Fundamental, Diego Souza, de 11 anos, Remerson Pereira, de 12 anos, Robert Cardoso, de 14 anos, e Tiago Silva, de 12 anos, ficaram entusiasmados com a iniciativa e pretendem levar a ideia adiante.
Nesta manhã, o projeto Recicla com a Gente contemplou ainda a Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, situada no bairro Piaçaveira. Na quarta e sexta-feira (11 e 13/09), serão instalados mais quatro Ecopontos para coleta de produtos recicláveis. As escolas ainda serão definidas.
Após a instalação dos Ecopontos, a Limpec vai monitorar, junto às escolas, a quantidade de resíduos recicláveis depositados. A partir daí, será estipulado a periodicidade da coleta. A segregação, reciclagem e comercialização do material coletado serão realizados pela Coopmarc (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari) e Cooperlin (Cooperativa Litoral Norte), ambas diretamente envolvidas no projeto.
As escolas que aderirem ao projeto recebem no final do ano um selo verde que certifica o compromisso ambiental da instituição de ensino.