Os estudantes do Colégio Estadual Engenheiro Ruy Bacelar, localizado no bairro Triângulo, participaram das atividades do projeto Trânsito nas Escolas, realizada pela STT (Superintendência do Trânsito e Transporte), na manhã de hoje (21/09).
Ao todo, 30 alunos do 4º ano do ensino fundamental I, com idades entre 9 e 10 anos, participaram de oficinas sobre identificação das placas de sinalização e o uso da faixa de pedestre, inclusive as que estão próximas ao cotidiano dos estudantes, piso tátil, além do uso adequado e preservação do transporte público.
A localização do colégio, à margem de uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a 28 de Setembro, foi destacada pela gestora da escola, Ana Lucia Dourado. “Estamos constantemente trabalhando o tema, visando a segurança dos alunos. A iniciativa da STT veio auxiliar e complementar os ensinamentos de trânsito já executados na escola”, ressaltou a diretora.
Morador do bairro Lama Preta, Ruan Santos, de 10 anos, usa a bicicleta como meio de transporte para ir à escola. O estudante falou que os riscos no trajeto são muitos e que por isso é importante aprender desde cedo a ficar atento as sinalizações.
O projeto Trânsito nas Escolas tem como proposta intensificar, de forma lúdica, as ações de educação no trânsito junto aos estudantes do Município e à população. As oficinas interativas são desenvolvidas pela Diretoria Técnica de Trânsito, por meio da Gedut (Gerência de Educação para Trânsito), em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação).
As oficinas são ministradas pelos agentes de Trânsito e Transporte da STT. De acordo com a faixa etária e vivencia dos alunos, ainda são abordados temas como a função da STT e dos agentes de Trânsito e Transporte no Município e a utilização das motonetas de 50 cilindradas, mais conhecidas como “cinquentinhas”. Por conta dos altos índices de acidentes com esse tipo de veículo, a STT alerta os estudantes sobre as negligências e informa sobre a lei em tramitação que exige a carteira de habilitação para pilotar esse tipo de motocicleta.
Ainda esta semana, as oficinas do projeto Trânsito nas Escolas contemplam 10 escolas da rede municipal. Serão sete da sede e três da orla. As palestras são destinadas aos alunos do ensino fundamental I e II e acontecem das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, respectivamente.
Mais de 400 alunos já foram beneficiados com a iniciativa. Outras escolas públicas e particulares estão programadas para receber as oficinas. A intenção da STT é que as palestras aconteçam constantemente. A instituição de ensino interessada em participar deve solicitar a STT, via ofício ou através do e-mail stt.eduptransito@gmail.com.
Esta etapa do projeto acontece ainda em alusão a Semana Nacional de Trânsito, que teve início no último dia 18 e segue até o dia 25/09 (sexta-feira).