O Projeto Biomangue retirou mais de uma tonelada de lixo do mangue de Barra do Jacuípe. Cerca de 200 pessoas participaram da segunda edição da iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Camaçari, através da Coordenação de Meio Ambiente.
Dentre as atividades, palestras educativas, coleta de resíduos sólidos e plantação de espécies nativas do manguezal.
A realização do 2º Biomangue se deve a crescente destruição do mangue do Rio Jacuípe, proveniente da expansão urbana, turismo, esportes aquáticos e de resíduos jogados em locais inadequados.
Na vegetação do Rio Jacuípe foram encontrados geladeira, carro de mão, sofá, cadeira plástica, fogão, além de garrafas e vidros.
O evento teve o objetivo de promover a educação ambiental na região, além de mobilizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância do meio ambiente, visto que o manguezal apresenta um riquíssimo ecossistema, composto por uma grande variedade biológica.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente da Sedur, Paulo Chiacchio, o 2º Biomangue superou as expectativas. Para ele, a população tem que tomar consciência da importância do papel que o mangue desempenha na sustentação da vida marinha.
A realização do Biomangue 2010 contou com o apoio das APAs (Área de Proteção Ambiental) do rio Capivara e das lagoas de Guarajuba. Os participantes receberam certificados e os parceiros, brindes confeccionados com material reciclado pela Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).
O material coletado pelo projeto, realizado no último sábado (29/05), será entregue à Limpec e usado como parte do trabalho de reciclagem feito pela empresa.