Projeto coleta resíduos no rio Jacuípe

Iwwa Agência
Publicado 17/04/2015 04:04:41

O mangue da foz do Rio Jacuípe recebeu atenção e cuidado de educadores ambientais, estudantes e moradores de Barra do Jacuípe, que durante a manhã desta sexta-feira (17/04), através da 6ª edição do projeto Biomangue, realizaram a coleta de resíduos, ação que colabora com a preservação do local.

Ao todo, foram coletados resíduos que encheram duas caçambas de oito metros e a CMA (Coordenadoria de Meio Ambiente) da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) alerta para o cuidado com o descarte de objetos na área de praia e mangue. Na ação, foram encontrados, dentre outros objetos, geladeira, vasos sanitários, cadeiras e mesas plásticas.

O estudante da Escola Municipal Barra do Jacuípe, William Santos, de 10 anos, contou da ansiedade de participar do evento, importante para verificar os danos causados pelo descarte irregular do lixo. Além dele, outros estudantes da unidade de ensino participaram da iniciativa. Morador da localidade, Pedro Soares, de 12 anos, participou pela terceira vez do projeto. “É importante preservar o local em que vivo e tanto amo”, disse.

O projeto Biomangue serviu de aula de campo para os estudantes dos cursos de gestão de resíduos sólidos industriais e urbanos e para agentes de defesa ambiental do Senai. O professor Denilson Queiroz parabenizou a iniciativa e disse que deveria ser um exemplo a ser seguido por outras cidades com manguezais.

No próximo semestre acontece mais duas edições do projeto, uma em Barra do Pojuca e outra novamente em Barra do Jacuípe. A equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Sesau (Secretaria da Saúde) realizou um trabalho educativo de controle aos mosquitos Aedes aegypti (transmissor da Dengue e da febre Chikungunya ) e Aedes albopictus (transmissor da febre Chikungunya).

A iniciativa é uma realização da Sedur com os apoios da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Tiro de Guerra, Embasa (Empresa Baiana de Saneamento e Abastecimento), Senai e da empresa Eliane Céramus.

Participaram da ação a secretária do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da equipe técnica da Secretaria, além do ouvidor do Município, Temístocles de Mattos. 

Slideshow | 5 fotos

Projeto coleta resíduos no rio Jacuípe

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.