Projeto chega a Barra do Pojuca

Iwwa Agência
Publicado 25/08/2016 02:08:23

Região em que as terras pertenciam a Garcia d´Ávila e com aldeias de índios tupinambás. Esta é uma parte da história da localidade de Barra do Pojuca, no distrito de Monte Gordo, que foi contada na manhã desta quinta-feira (25/08) para os estudantes da Escola Municipal Várzea de Santo Antônio, antiga Escola Ambiental, através do projeto Círculo de História.

A importância do rio Pojuca, que dá nome à localidade, foi destacada pela dona de casa Noêmia de Jesus Barbosa, 32 anos, que nasceu e foi criada na região. “Minha família e meus vizinhos viviam da pesca. Meu pai, quando pescava 'pitu' vendia e os peixes eram para a gente comer”, contou.

Aspectos culturais da localidade também foram retratados por Noêmia Barbosa, já que na casa onde vive tem a presença do samba de roda. O pai participa de um grupo chamado “Samba do Guará”, que reproduz a caça do lobo guará. A cultura ainda é preservada em Barra do Pojuca com a existência de outros grupos culturais como o Espermacete.

A escola está situada em uma região rural de Barra do Pojuca, na estrada para a localidade de Tiririca, e as moradoras da região Naiane de Jesus Santos, 32 anos, e Marivone Santos Santana, 28 anos, falaram sobre o crescimento do local, “aqui antes só tinha mato e agora está mais desenvolvido”.

Atenta, a estudante do 5º ano, Kamilla dos Santos Conceição, 11 anos, falou sobre a experiência. “Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a história do lugar onde vivo”.

O projeto Círculo de História é uma iniciativa da Seduc (Secretaria de Educação), em parceria com a Secult (Secretaria da Cultura), e é uma das dimensões do programa Círculos dos Saberes. O intuito é mostrar a memória de Camaçari para alunos de escolas Municipais.

Todos os depoimentos serão filmados para um documentário que será exibido em setembro, no Teatro Cidade do Saber, durante evento em comemoração ao aniversário da cidade.

Slideshow | 6 fotos

Projeto chega a Barra do Pojuca

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.